
BRUMADINHO (MG) - O mercado de SUVs premium deve crescer acima da média dos demais segmentos até 2020 e essa é uma das razões para a Jaguar fugir um pouco de sua característica de produzir sedãs e esportivos para investir num utilitário. O F-Pace, primeiro SUV produzido pela montadora inglesa, chega ao Brasil repleto de boas expectativas. Bem generoso em relação a espaço, tecnologia e desempenho, o F-Pace agrada em diversas posições em que joga.
São muitos os pontos fortes do novo SUV. Além de um visual exuberante, quem viaja no Jaguar dificilmente vai ter do que reclamar. O veículo, que já estava sendo comercializado nas lojas da marca, a partir de agora vai contar com diversas configurações. Tudo para atingir a uma gama maior de potenciais compradores. E como só beleza não põe mesa, o fabricante não relaxou na performance e entrega do SUV. São três motorizações com preços variando de R$ 309.700 (2.0 diesel de 180 cavalos de potência), passando por versões a gasolina de 340 cavalos de potência e valor de R$ 360 mil e chega até aos R$ 416.400, no caso da 3.0 V6 gasolina de 380 cavalos de potência.
Testamos três versões do F-Pace. A diesel de 180 cavalos anda bem na cidade e na estrada, mas não é capaz de surpreender o piloto acostumado a pisar mais forte no acelerador. O mesmo não se pode dizer da configuração RSport, com seu motor V6 e seus 340 cavalos. Por fora até se parecem muito, mas a performance é outra história. Não se compara. Salta do asfalto a qualquer triscado no acelerador. E não tem ultrapassagem difícil. E, como se não bastasse, a marca tem ainda o mais surpreendente SSport, uma série limitada a 20 unidades que é o melhor de todos os F-Pace. São 380 cavalos de potência. É um pacote de bondades digno dos modelos de alto luxo.






Apesar da brutalidade na pista é valente em pisos adversos também. Tem tração integral. Como o público comprador valoriza cada vez mais a conectividade, ele é bem tecnológico. O Jaguar herdou muito dos carros da Land Rover, empresa do mesmo grupo. Tem uma tela de 10 polegadas cravada no meio do painel. Faróis são de xênon ou LED. No pacote de inovações, dependendo da versão, tem até uma chave em formato de relógio de pulso à prova de água e de choque e pode usar se não quiser levar a chave no bolso. Para o motorista manter aquela sensação de conforto a todo instante, o interior tem detalhes de alumínio e de fibra de carbono, sem falar a bancada de couro pra aumentar a chinfra.
O editor viajou a convite da Jaguar