No primeiro semestre de 2014, a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE) passa a contar com a especialização em sistemas embarcados, graças a uma parceria com a Rede Wireless – empresa especializada em tecnologia da informação e ligada ao Grupo Paschoal, o mesmo do Pernambuco Dá Sorte. O projeto tem a chancela do professor da UPE Sérgio Campello Oliveira.
Através desse apoio, a Rede Wireless possibilitará à Poli a aquisição de material de desenvolvimento (hardware e software) para dar dar andamento ao curso. O projeto é visto como pioneiro, já que a especialização não conta com outra similar em Pernambuco. “É a primeira vez que apoiamos uma universidade e pretendemos dar continuidade a esse tipo de suporte. Reconhecemos como valiosa a parceria entre empresas e grupos educacionais”, diz o sócio-gestor do Grupo Paschoal, Júlio Paschoal.
Graças ao projeto, será possível equipar laboratórios da Poli para aprimorar as aulas. Isso permitirá o ensino de desenvolvimento em sistemas embarcados em diversas tecnologias de microcontroladores. “Pelo bom relacionamento que temos com a UPE, há chances de identificarmos profissionais que possam atuar na nossa empresa quando tivermos demanda”, frisa o diretor da Rede Wireless, Ricardo Albuquerque.
Ele ressalta que a ideia da parceria nasceu a partir do concurso Inovação Dá Sorte, que já premiou em duas edições estudantes do Estado que criam projetos nas áreas de marketing, design e tecnologia. Neste ano, foram reconhecidos alunos da Etepam, da Aeso, da Faculdade Joaquim Nabuco, da UPE e da IBGM.