
A cidade escolhida pela rainha Vitória para ser a capital do Canadá não vive apenas de política e passado. Com um pouco menos de um milhão de habitantes, incluindo aí alguns cidadãos famosos (Tom Cruise, Alanis Morissette, Dan Aykroyd, Bryan Adams, Kiefer Sutherland, Paul Anka, entre outros), Ottawa é uma metrópole animada, mas sem a multidão apressadinha de Toronto.
O coração da cidade está repleto de possibilidades culturais nos 365 dias do calendário no National Arts Centre, sempre com uma agenda cheia. Já pelas ruas do centrão, todo julho acontece o segundo maior festival de blues da América do Norte – The Cisco Ottawa Bluefest. Dura 11 dias.
Ao longo do ano também é possível ouvir uma boa música nos bares e pubs nos arredores do ByWard Market, no coração de Ottawa. O Vineyards Wine Bar Bistro (54 York Street/www.vineyards.ca), por exemplo, tem jazz ao vivo nas terças, quartas e domingos.
Já na casa legendária de blues The Rainbow (76 Murray Street / www.therainbow.ca), grupos tocam o ritmo típico de Nova Orleans nos sete dias da semana.
No Heart and Crown Irish Pubs (67 Clarence Street / www.heartandcrown.ca), o agito vai de segunda a segunda, sempre a partir das 22h. Basta escolher um dos cinco aconchegantes ambientes, todos interconectados.
A gastronomia também possui um lugar importante na vida da capital canadense. O ideal é bater na porta dos restaurantes com o selo Savour Ottawa. Neles, o menu é preparado com ingredientes produzidos por fazendeiros das redondezas de Ottawa.





É o caso do Social Restaurante & Lounge (537 Sussex Drive / www.social.ca). Num ambiente elegante e clean, são servidas releituras de receitas canadenses, inspiradas no caráter multicultural da cidade.
O Murray Street Restaurant (110 Murray Street / www.murraystreetrestaurant.ca) também optou por trabalhar com ingredientes locais. A primeira charcuteria de Ottawa possui uma estrada bem pavimentada no que diz respeito a pratos deliciosos à base de porco e outros tipos de carne, como pato e alce.
Outra opção interessante é o Play Food & Wine (1 York Street / www.playfood.ca). A poucos quarteirões do ByWard Market, está localizado num atraente prédio histórico. No menu, receitas modernas mas com raízes extraídas da gastronomia típica canadense.
O elegante e disputado Courtyard Restaurant (21 George Street / www.courtyardrestaurant.com) não fica atrás em competência e elegância. Baseado na cozinha francesa de sotaque contemporâneo, o cardápio possui opções rebuscas, obtidas a partir da cozinha molecular. Também fica nas imediações do ByWard Market, em um lindo edifício de pedras brutas, acinzentadas.