Brasil | Notícia

Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta para tempestade

O Rio Grande do Sul terá chuva moderada a pontualmente forte, ventos de intensidade variada e granizo nesta tarde e à noite granizo

Por Agência Brasil Publicado em 24/12/2025 às 17:57 | Atualizado em 24/12/2025 às 18:00

Clique aqui e escute a matéria

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (24) um alerta de tempestade (perigo e perigo potencial) para grande parte do Rio Grande do Sul e também para todo o estado de Santa Catarina.

O Rio Grande do Sul terá chuva moderada a pontualmente forte, ventos de intensidade variada e granizo nesta tarde e à noite.

O alerta vermelho vale para as regiões central e norte do estado gaúcho, o que inclui a capital Porto Alegre e região metropolitana. A área pode receber chuva entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora, podendo chegar a 50mm a 100mm. Pode haver ventos entre 60 quilômetros por hora (km/h) a 100km/h e queda de granizo.

Esta previsão acima vale também para a cidade de Farroupilha, fortemente atingida nesta terça-feira (23) pela passagem de um tornado.

Para a região centro-sul do estado, o alerta é amarelo, o que indica perigo potencial. Pode haver chuva entre 20 e 30mm/h, podendo chegar até 50mm/dia. A velocidade dos ventos fica entre 40 a 60km/h e deve cair granizo.

Santa Catarina

O estado catarinense está todo sob alerta vermelho, segundo o Inmet, o que indica perigo. Pode haver chuva entre 50mm/dia e 100mm/dia e ventos intensos, de 60 km/h a 100km/h, além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica e pode haver queda de árvores e alagamentos.

Para a capital Florianópolis, a previsão para esta tarde é de muitas nuvens com chuva isolada e vento fraco a moderado com rajadas. A noite terá muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. Os ventos serão fracos e moderados com rajadas.

Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul

Um tornado passou pela cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (23) e trouxe muita chuva e ventos, causando estragos por toda a região.

Não houve feridos, e as famílias que tiveram suas casas comprometidas buscaram ajuda de parentes e amigos. A prefeitura informou que não há registro de desabrigados ou desalojados até esta manhã.

Segundo a Defesa Civil local, a comunidade de Vila Rica foi a que sofreu os maiores danos, com destelhamento de uma escola municipal e também cerca de 20 casas.

Compartilhe

Tags