SAÚDE

Saiba mais sobre câncer de peritônio, doença que acometeu Dudu Braga, filho de Roberto Carlos

Ele havia recebido o diagnóstico da sua condição em setembro de 2020 e, nos últimos dias, encontrava-se em coma

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 10/09/2021 às 5:00
Notícia
X

Nessa quarta-feira (8), o produtor musical Roberto Carlos Segundo, conhecido como Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, morreu em decorrência de complicações de câncer de peritônio. A doença é um tipo raro de tumor que surge na parte interna do abdômen e seus órgãos. O artista havia recebido o diagnóstico da sua condição em setembro de 2020 e, nos últimos dias, encontrava-se em coma.

>> Roberto Carlos se pronuncia após morte de Dudu Braga: "Tenho um grande ídolo na minha vida, meu filho"

De caráter agressivo, a doença provoca sintomas como abdominal, náuseas, barriga inchada e perda de peso sem causa aparente. O diagnóstico pode ser realizado por um clínico geral ou oncologista através de exames de imagem, exames de sangue e principalmente, por meio da realização de biópsia.

Causas

Ainda não há definições claras das causas do câncer de peritônio, contudo, sabe-se que, em alguns casos, a doença pode se desenvolver porque células cancerosas de outros. Ao chegarem às camadas que reveste o abdome, através da corrente sanguínea, se multiplicam formando o tumor. Alguns fatores de risco também podem estar relacionados com o surgimento da doença.

Tratamento

O tratamento do câncer de peritônio é baseado no estágio em que o tumor se encontra e nas condições de saúde do paciente. É possível que sejam realizadas cirurgias, quimioterapia e/ou radioterapia.

Se descoberta ainda em fase incial, há chances de uma melhor recuperação. Nas fases avançadas é possível identificar no paciente a ascite - quando ocorre o acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal -, popularmente conhecida como “barriga d'água".

*Com informações do site Tua Saúde

Tags

Autor