
Na tarde desta segunda-feira (14), os olhares devem se voltar para o céu, quando haverá um eclipse solar, quando a lua fica entre o sol e a Terra, encobrindo o astro rei. O evento astronômico poderá ser visto totalmente no Chile, na Argentina e no sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. No Brasil, ele será observado de forma parcial, sendo melhor percebido no Sul do País. Nos Estados das regiões Norte e Nordeste, segundo especialistas, não será possível ver o fenômeno.
>> Último eclipse solar de 2020 virá acompanhado de cometa e chuva de meteoros
>> Dezembro terá conjunção de gigantes, eclipse solar e chuva de meteoros
O horário que o eclipse poderá ser visto depende do local que a pessoa estiver. "No Brasil o eclipse deve acontecer entre 12h30 e 15h, no horário de Brasília. Vai depender de onde o observador estiver. Quanto mais ao sul, mais verá o sol encoberto. Em Porto Alegre, por exemplo, a lua deve encobrir entre 405 e 60% do sol. Já em Brasília deve ficar em 10%", explica o doutor em física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Schappo. Ele sugere que as pessoas interessadas no eclipse baixem aplicativos de astronomia para saberem a melhor hora de observar o sol, conforme o local que estiverem.
CUIDADOS
Durante o eclipse, é perigoso observar o sol diretamente, pois ele pode produzir queimaduras na retina, causando cegueira. "É extremamente perigoso olhar para o sol com qualquer instrumento óptico como binóculos, lunetas, telescópio sem filtros especiais ou mesmo uma máquina fotográfica. Veja o que acontece quando se queima uma folha utilizando-se uma lente para focar a luz do sol", ressalta o professor Paulo Sergio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
"Não se deve usar óculos escuros, vidros esfumaçados, radiografias ou negativos de filmes revelados, pois podem não bloquear as radiações não visíveis como o infravermelho e o ultravioleta. Contudo, existem óculos para observação solar com filtro de mylar. Deve-se tomar o cuidado de observar o fenômeno com um filtro apropriado e o mais indicado seria o usado em máscara de soldador número 14, disponível em lojas de ferragens, pois eles bloqueiam os raios solares que prejudicam à saúde", aconselha Bretones.
Comentários