
O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR) deu início, nesta sexta-feira (23), à campanha da quarta edição do Atlas da Notícia, que investiga a produção jornalística local no Brasil. A pesquisa é realizada com patrocínio do Facebook Journalism Project (FJP) e vai atualizar o mapa dos veículos de jornalismo nos 5.570 municípios brasileiros com dados sobre fechamento de empresas de comunicação e novas iniciativas surgidas desde a última edição, no ano passado. Voluntários da área podem colaborar com o estudo, fazendo a inscrição através deste formulário. O lançamento está previsto para dezembro, no site do Observatório da Imprensa.
O Atlas de 2019 foi feito com apoio de 193 voluntários de escolas de jornalismo. Entre os pontos investigados, destaca-se o levantamento de desertos de notícias espalhados pelo País: cidades pequenas, com população média de 7,1 mil habitantes, que não têm presença de veículos jornalísticos.
Além de expandir a base de dados estatísticos, a próxima edição vai melhorar a Interface de Programação de Aplicações (API), fornecendo mais informações, recursos e tutoriais. Um pacote na linguagem R voltado para programadores pesquisadores com conhecimento de programação será lançado, com análises prontas direto do banco de dados para acesso rápido à base.
O Volt Dada Lab é o responsável pela organização, análise e publicação dos dados, sob a liderança do jornalista Sérgio Spagnuolo. A coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras é feita pelo jornalista Sérgio Lüdtke, com os pesquisadores regionais Angela Werdemberg, no Centro-Oeste; Dubes Sônego, no Sudeste; Jéssica Botelho, no Norte; Mariama Correia, no Nordeste; e Marcelo Fontoura, no Sul.
Você quer ser um colaborador na maior pesquisa de meios de comunicação local do Brasil? Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/15Y2fcr2V7DTU6fRSUOxxyRBTtdwgqi0qxf3Uowk3na0/edit
Publicado por Atlas da Notícia em Sábado, 10 de outubro de 2020
Publicado desde 2017, o Atlas da Notícia é inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Desde 2018, o Facebook Journalism Project (FJP) patrocina a pesquisa como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.
Comentários