rede social

Suposto retorno do Orkut anima internautas; entenda

O termo "orkut" ficou entre os trending topics desta manhã de terça-feira (4)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 04/08/2020 às 12:57 | Atualizado em 04/08/2020 às 12:58
REPRODUÇÃO / ORKUT
Orkut vai voltar? Saiba mais - FOTO: REPRODUÇÃO / ORKUT

Antes do Facebook ficar famoso no Brasil, existia toda uma geração baseada nos scraps e depoimentos do Orkut. Criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, do Google, a comunidade digital surgiu 2004 e teve seu fim em 2014. No entanto, a manhã desta terça-feira (4) foi momento do Orkut chegar aos trending topics do Twitter. Muitos usuários ficaram achando que o site tinha retornado.

Na verdade, desde 2017 o site orkut.br.com está disponível, e foi desenvolvido por um fã da rede social. O aplicativo, no entanto, foi criado apenas este ano. A própria página da nova plataforma deixa tudo claro: "o orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível". A réplica do Orkut possui as mesmas ferramentas, como depoimentos e até comunidades famosas como "Eu Odeio Acordar Cedo".

Twitter

Os comentários sobre o Orkut cresceram após rumores sobre um suposto plano de assinatura do Twitter, que pode adotar funcionalidades exclusivas para os assinantes. Na segunda-feira (3), alguns usuários responderam uma enquete sobre o que gostariam de ver na rede social de mensagens curtas, como vídeos com maior qualidade e a possibilidade de editar tuites já publicados.

Em um futuro próximo, quem topar pagar uma mensalidade no Twitter poderá publicar mensagens e vídeos mais longos; além disso, terá a permissão de editar tweets depois de publicados - um pedido antigo dos "usuários comuns". O orkut, no entanto, segue como memória.

Repercussão

A falsa novidade não impediu que os internautas fizessem meme. Veja alguns das postagens no Twitter.


Comentários

Últimas notícias