Quatro dias no Agreste Pernambucano: roteiro entre Gravatá, Bezerros e Caruaru
Gravatá, Bezerros e Caruaru são cidades vizinhas ricas em cultura, gastronomia e paisagens. Veja um roteiro de quatro dias de viagem entre elas

Clique aqui e escute a matéria
Curtir um clima de serra, artesanato, forró e uma das maiores feiras da América Latina? No Agreste de Pernambuco você pode encontrar tudo isso!
Com um roteiro de quatro dias de viagem, dá para conhecer 3 cidades ricas em história, cultura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego. Gravatá, Bezerros e Caruaru são cidades vizinhas que ficam a menos de 40 minutos uma da outra.
Gravatá é um destino conhecido pelo clima ameno e pelas suas paisagens de serra. Já Bezerros se destaca pelas suas tradições carnavalescas, que são os Papangus, e também pelas belezas naturais, principalmente na Serra Negra. Caruaru, além de ser conhecido pelo São João, é rico no artesanato local e gastronomia.
Dia 1 - Gravatá: Cultura
Estação do Artesão
A antiga Estação Férrea de Gravatá, que fica localizada no Centro da cidade, na Rua João Pessoa, deixou de receber trens de passageiros em 1996, e foi reformada para se tornar a Estação do Artesão.
Hoje em dia, além de artesanato, ela tem um vagão museu com exposições temporárias, ponto de informações turísticas e o Centro cultural Sol Brilhante com oficinas de maracatu. A Estação funciona todos os dias, das 9h às 17h, de segunda a sábado, e das 9h às 13h, aos domingos.
Mercado Cultural
Uma opção para conhecer as comidas típicas do Agreste, como buchada, sarapatel, baião de dois, é o Mercado Cultural, que também fica no Centro, na Rua Sérgio Loretto.
E além da diversidade na gastronomia, conta com uma programação musical recheada, servindo de palco para os artistas da terra. O Mercado tem música ao vivo todo sábado e domingo, das 14h às 18h.
Dia 2 - Gravatá: Natureza
Cachoeira das Palmeiras
Localizada no Sítio Palmeira do Cumbe, na Zona Rural Sul, a Cachoeira das Palmeiras tem cerca de 23 metros de altura e uma queda d’água em forma de cascata, rodeada com a mata dos Brejos de Altitude. Além do banho na cachoeira e nas suas piscinas naturais, o local oferece a opção de trilhas a pé.
O lugar fica a cerca de 20km do centro de Gravatá e tem uma pequena taxa de visitação na entrada do local.
Alto do Cruzeiro
No final da tarde, uma sugestão é conhecer o mirante no Centro Urbano da Cidade com aproximadamente 600 metros de altitude, possui uma visão panorâmica da Zona Urbana de Gravatá, da Serra do Maroto e da Serra Negra, no Município de Bezerros.
Além da vista privilegiada, tem também a imagem do Cristo Redentor, a Capela de Cristo Rei, o Cruzeiro, a Escadaria da Felicidade, além de bares e restaurantes. O Alto do Cruzeiro fica no bairro do Cruzeiro e funciona todos os dias, das 6h às 18h.
Dia 3 - Bezerros: Museus e Serra Negra
Museus da cidade
Para conhecer melhor a história e admirar o artesanato local de Bezerros, alguns museus da cidade são: O Memorial de J. Borges e Museu de Xilogravura, é um espaço cheio de obras do Mestre J. Borges feitas em xilogravura, além de cordéis que contam a história do Nordeste.
Outra opção é o Museu do Centro de Artesanato Cultural de Pernambuco, com obras de 57 artesãos de vários municípios do estado, feitas em cerâmica, tecelagem, renda, madeira, metal e muitas outras técnicas.
Serra Negra
Serra Negra é um distrito no município com paisagens montanhosas que fica a cerca de 10km de Bezerros e tem o clima mais ameno. O local tem várias opções de trilhas para os mirantes da região, que tem uma visão privilegiada da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Dia 4 - Caruaru: Artesanato
Alto do Moura
O Alto do Moura é um bairro de Caruaru que fica a 7km do centro. Lá se encontra o polo de artesanato da cidade, que tem como ícone o Mestre Vitalino. Atualmente, o local representa um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas.
Quem visita o Alto do Moura pode conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino, o Memorial Mestre Galdino, o Memorial Manuel Eudócio e ateliês de mestres ceramistas em plena atividade.
Imagem da Polo Alto do Moura, no São João de Caruaru - PREFEITURA DE CARUARU/DIVULGAÇÃO
Feira de Caruaru
A Feira de Caruaru é uma das maiores feiras da América Latina, e é mais antiga do que a própria cidade.
A feira que existe desde o fim do século 18, hoje fica localizada no Parque 18 de Maio, no centro da cidade, e recebe 14 feiras livres que atendem à população local e cidades vizinhas, são elas: a Feira da Sulanca; Feira de Artesanato; Feira de Importados; de Raízes e Ervas Medicinais; de Flores e Plantas Ornamentais; de Couro; de Bolos, Gomas e Doces; de Ferragens; de Artigos de cama, mesa e banho; dentre outras.
Além das feiras, o Parque 18 de Maio abriga ainda o Mercado de Carne, o Mercado de Farinha, a Casa da Cultura José Condé e a Casa Rosa.
Feira de Caruaru - Reprodução/TV Jornal Interior
Quatro dias no Agreste de Pernambuco são o suficiente para voltar pra casa apaixonado pela região e com a mala cheia de artesanato. Além do paladar viciado no tempero e na trilha sonora Nordestina.