RECONHECIMENTO | Notícia

Sirinhaém é finalista do 5º Prêmio de Turismo Responsável

O case "Associação Marisqueira de Aver o Mar" concorre entre "Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e inclusão no turismo"

Por JC Publicado em 11/04/2025 às 16:25

O município de Sirinhaém concorre a mais uma premiação. Desta vez, a cidade, que conquistou o 3º lugar no Green Destinations Stories Awards durante a Feira Internacional de Berlim (ITB 2025), é um dos três finalistas do 5º Prêmio de Turismo Responsável. O case "Associação Marisqueira de Aver o Mar" concorre na categoria "Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e inclusão no turismo". Sirinhaém é uma das cidades contempladas pelo Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo), parceria dos Sistemas Fecomércio Pernambuco e Rio Grande do Norte com o Instituto DEL.

O 5º Prêmio de Turismo Responsável é promovido pela WTM Latin America, principal evento global para a indústria de viagens da América Latina. A premiação reconhece histórias do setor que contribuem para o desenvolvimento sustentável no continente. A edição deste ano recebeu mais de 160 projetos de 15 países.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a indicação ao prêmio é um reconhecimento da força do turismo como ferramenta de transformação social e econômica. "Ver esse trabalho sendo reconhecido internacionalmente mostra que investir no desenvolvimento sustentável e na capacitação da população é o caminho certo. O Sistema Fecomércio tem orgulho de apoiar iniciativas como essa, que fortalecem a economia, preservam a cultura e promovem a inclusão social por meio do turismo", destaca.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Sirinhaém, Bruna Marinho, a participação da cidade na final do prêmio reafirma o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável. "Chegar à final de um prêmio internacional demonstra que Sirinhaém está alinhada com as melhores práticas globais de turismo responsável, colocando o município em evidência no cenário mundial e inspirando outras cidades a seguirem pelo caminho da sustentabilidade e da valorização das suas comunidades", ressalta.

Já a presidente da Associação das Marisqueiras de Aver o Mar, Viviane Maria do Nascimento, diz que se sente realizada, juntamente com todas as mulheres da comunidade, por chegar à final da premiação. "É muito gratificante saber o quanto nosso trabalho tem sido reconhecido, pois era um sonho distante que hoje está sendo realizado. Essa conquista é motivo de muita alegria e acredito que chegaremos ainda mais longe", comemora.

TRADIÇÃO

A pesca de mariscos, ostras e aratus em Sirinhaém é uma tradição passada de geração em geração, especialmente na comunidade pesqueira de Aver o Mar. As pescadoras locais, descendentes de escravos e quilombolas, cresceram imersas na atividade. Sob o comando de Dona Lia e outras 20 marisqueiras, surgiu a Associação Marisqueira de Aver o Mar, que busca valorizar essa herança cultural e gerar renda por meio do Turismo de Base Comunitária (TBC).

Hoje, a Associação promove uma rota turística que inclui trilhas pelo mangue, onde ensinam a extração sustentável, e experiências gastronômicas com pratos típicos preparados na hora.

O projeto ganhou força com a chegada do Hotel Sesc na região e o apoio de instituições como Senac, Sesc, Sebrae e Instituto Negralinda. As marisqueiras receberam capacitação por meio de cursos, onde aprenderam técnicas de beneficiamento do marisco, segurança na manipulação de alimentos e a preparação de pratos diversificados.

 

Compartilhe