Descubra as sete maravilhas da Chapada dos Veadeiros em Goiás
A mais mística chapada do Brasil guarda incontáveis atrativos como cachoeiras, rios e cânions, além de uma energia única

Cachoeiras gigantes, rios cristalinos, cânions imponentes e uma energia única. Esta é uma tentativa falha de tentar resumir tudo o que oferece a tão procurada Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Além de tudo isso, um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil possui uma energia única por estar situado em uma região que tem uma abundante afloração de quartzo e ainda ser cortada pelo Paralelo 14S, o mesmo que passa por Machu Picchu, no Peru. O misticismo é completado com as histórias de óvnis e pousos de discos voadores. Entre inúmeras belezas não foi fácil eleger somente 7 maravilhas da Chapada dos Veadeiros. Mas aí está a lista para uma verdadeira viagem no espaço e no tempo para um destino que realmente parece ser de outro mundo.
(OBS: O repórter viajou com a agência pernambucana de ecoturismo Vem de Andada)
Cachoeira Santa Bárbara e da Capivara
Uma barbaridade de beleza ! Não tem como negar que a Cachoeira Santa Bárbara é o principal cartão postal da Chapada dos Veadeiros e, claro, tinha que encabeçar a lista das 7 maravilhas do lugar. O intenso azul turquesa na queda d´água de 30 metros faz você se sentir no Caribe em pleno cerrado brasileiro. Aproveite pra visitar depois a aconchegante Cachoeira da Capivara de 40 metros que fica na mesma região.
Vale da Lua
É sem dúvida a maravilha mais exótica a começar pelo nome que sintetiza bem o astral de outro mundo do lugar. Com uma extensa sequência de corredeiras, o Vale da Lua apresenta formas espetaculares de pedras que foram lapidadas pelas águas do Rio São Miguel. Entre as formas inusitadas, uma chamada de “útero do mundo” e vários caldeirões com ofurôs naturais.
Cachoeira do Segredo
O próprio nome já desperta a curiosidade, mas basta chegar na imponente cachoeira de mais de 100 metros de altura bem no meio de um cânion gigantesco para ver que ela não tem nada a esconder. A Cachoeira do Segredo é beleza maiúscula exposta para surpresa dos turistas que se admiram com sua grande magnitude. O que não é segredo é que a água de lá é extremamente gelada, inclusive com risco de hipotermia.
Mirante da Janela
Uma linda janela natural formada pela inusitada posição de grandes rochas que tem como pano de fundo a imensa Cachoeira do Abismo de 120 metros. Por isso que o Mirante da Janela vem sendo buscado por muitos turistas para tirar aquela foto com a marca registrada da Chapada dos Veadeiros. Para garantir o famoso clique é preciso fôlego em uma trilha um pouco pesada de 8 quilômetros.
Complexo Catarata dos Couros
Uma das maravilhas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ainda pouco conhecidas, mas que revela grandes e lindas surpresas. Assim se pode definir o Complexo Catarata dos Couros que merece ser melhor explorado pois tem elementos de sobra para ser um dos grandes atrativos da região. Ao longo do Rio dos Couros são incontáveis pontos sossegados pra banho que convida para algumas paradas providenciais pra relaxar e curtir. Outra atração do caminho é a Cachoeira da Muralha, outra desculpa pra uma paradinha estratégica. Mas o melhor mesmo vem no final da trilha quando você chega na base da Cachoeira Almécegas 1000, para admirar o lindo penhasco de 100 metros com poços refrescantes.
Loquinhas
Esta é uma maravilha perfeita para famílias. O complexo de cachoeiras da Fazenda Loquinhas oferece um circuito com boa infraestrutura em uma trilha curta onde se espalham 18 poços e pequenas quedas d´água. O acesso é bem fácil e o caminho geralmente ainda vem com a companhia de simpáticos macaquinhos.
Trilha dos Cânions
Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros existem quatro trilhas, das quais uma das mais populares é a Trilha dos Cânions. No percurso de 12 quilômetros (ida e volta) a primeira parada é no Cânion II, onde é possível primeiro admirá-lo de cima e depois nadar dentro dele. O trajeto acaba na Cachoeira da Carioca com várias quedas d´água e um imenso poço pra banho.