BRASIL X CROÁCIA VAI SER ANULADO? Fifa vai mudar o resultado? Suposto "ERRO DE DIREITO" de árbitro inglês permite anulação da partida
Erro de árbitro inglês provoca pedidos de anulação de Brasil x Croácia nas redes sociais

Já passaram-se mais de 48 horas, mas a eliminação do Brasil para a Croácia, na Copa do Mundo 2022, segue repercutindo. E de tal forma que, o assunto da vez é a "anulação da partida" em função de um "erro de direito" do árbitro inglês Michael Oliver ao não marcar um pênalti para o Brasil.
O lance em questão aconteceu logo aos três minutos do segundo tempo, quando, após cruzamento vindo da direita do ataque brasileiro, a bola toca na mão do lateral direito croata, Juranovic, dentro da área e não foi marcado pênalti, nem sugerida a revisão por parte do VAR.
Tal erro, se configuraria, segundo as alegações de alguns torcedores brasileiros nas redes sociais, como um "erro de direito", o que é, segundo a própria regra do futebol, motivo para anulação de uma partida.
DEFINIÇÃO DE "ERRO DE DIREITO"
No futebol, existem dois tipos de erro, que podem ser cometidos pela arbitragem, sendo eles:
- ERRO DE DIREITO
- ERRO DE FATO
Sgundo o Lei em Campo, do Uol, estas são as definições de "ERRO DE DIREITO" e "ERRO DE FATO".
"O erro de direito ocorre quando a arbitragem aplica e/ou interpreta equivocadamente a regra do jogo, possibilitando a anulação da partida. Diferente do erro de fato, o qual ocorre quando a arbitragem não consegue detectar o que de fato aconteceu e com base nisso, se equivoca na marcação".
PÊNALTI NÃO MARCADO POR MICHAEL OLIVER EM BRASIL X CROÁCIA FOI "ERRO DE DIREITO" OU "ERRO DE FATO"?
Embora se possa argumentar que o árbitro inglês Michael Oliver, errou ao não marcar o pênalti para o Brasil após a bola bater na de Juranovic, isso se trataria, claramente, de um "erro de fato", o que não permite a anulação da partida.
Oliver, na ocasião, pode ter interpretado o lance como, por exemplo, um "movimento natural" do jogador croata que, de fato, não amplia, propositadamente, o espaço corporal com os braços, a fim de impedir a passagem da bola e tirar vantagem, através desta ampliação, no lance.
FIFA JÁ ANULOU UM JOGO DE ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO POR "ERRO DE DIREITO"
O ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem pela Globo, Sálvio Espíndola, escreveu, em 2014, quando trabalhava na ESPN, sobre um único jogo, sob seu conhecimento, que foi anulado por "erro de direito".
Segundo Espíndola, o jogo foi Uzbequistão x Bahrein, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2006, disputado em 2005.
Na ocasião, o árbitro, o japonês Toshimitsu Yoshida marcou falta após invasão de um jogador do Uzbequistão em cobrança de pênalti e anulou o gol uzbeque.
Até aí, nenhum problema. A questão é que ele reiniciou o jogo com tiro livre para o Bahrein, enquanto a regra mandava que houvesse a repetição da cobrança, configurando, portanto, um "erro de direito".