CAMPEONATO BRASILEIRO: veja como são divididas as cotas de TV do Brasileirão
Entenda como seu time ganha dinheiro com as cotas de TV no Campeonato Brasileiro

O Grupo Globo é a atual detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, sendo responsável por pagar mais de R$ 1 bilhão anualmente aos clubes da Série A.
O atual vínculo com a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) começou em 2019. A empresa pagava R$ 600 milhões pelo pacote de TV aberta com os 20 times da Primeira Divisão.
Na TV por assinatura, a proposta do SporTV foi de R$ 500 milhões. Alguns time fecharam com a TNT Sports. Quando a emissora saiu, apenas o Athletico-PR não quis o canal da Globosat.
Confira os detalhes divulgados do UOL de quanto cada clube recebe pelas partidas exibidas do Brasileirão pela Globo em TV aberta, TV por assinatura e as exclusividades no Pay-Per-View.
Divisão do dinheiro de forma igualitária no Campeonato Brasileiro?
Os acordo da Globo com os times são da seguinte forma: 40% do valor total dividido de maneira igual entre os clubes, 30% pelo número de jogos transmitidos e 30% pela posição final na tabela.
Valor recebido com transmissão do Campeonato Brasileiro na Globo e no SporTV?
O total repassado ao clube depende do total de duelos exibidos. Do "bolo", 30% (R$ 180 milhões na TV aberta e R$ 142,5 milhões na TV paga) são distribuídos entre Globo e SporTV.
Com isso, cada equipe ganha R$ 1 milhão por jogo transmitido na televisão aberta e R$ 1,9 milhão na televisão fechada. Os clube da Série B não entram nesse acordo.
Como é divisão no Pay-Per-View?
A Globo repassa 38% do valor bruto que é arrecadado com as vendas do Premiere nas operadoras de TV paga, além de 50% da receita líquida obtida no streaming (Globoplay ou Amazon).
Entre os clubes das Séries A e B, Flamengo, Corinthians e Grêmio possuem cotas garantidas em contrato para o PPV, através dos clubes de coração indicadas desde de 2020 pelo clientes.
Cotas de TV com a colocação do Campeonato Brasileiro?
O campeão em 2021, por exemplo, recebeu R$ 33 milhões e o vice R$ 31,3 milhões, dos mais de R$ 320 milhões pagos pela emissora, somando todas as plataformas.
Os valores são repassados até o 16º colocado. Quem não tem contrato com a Globo na TV fechada e pay-per-view, como o Athletico-PR, recebe parte do dinheiro.