Por que a Austrália joga as Eliminatórias da Copa do Mundo pela Ásia? Motivo é político?
Austrália enfrenta os Emirados Árabes para definir adversário do Peru na Repescagem

Nesta terça-feira (7), às 15h, Emirados Árabes Unidos e Austrália se enfrentam pela Repescagem Asiática para a Copa do Mundo 2022. O vencedor deste confronto enfrentará o Peru na próxima segunda-feira (13), em jogo que definirá uma das duas últimas vagas no Catar.
Por que a Austrália joga as Eliminatórias pela Ásia
Se você não tem dificuldades em Geografia, sabe que a Austrália fica na Oceania. Mas, então, por que os Socceroos disputam as Eliminatórias Asiáticas? O motivo, diferente de países como Israel, que joga pela Europa por motivos políticos, é para adquirir mais competitividade.
O futebol na Oceania é, basicamente, amador. Com exceção da Austrália e da Nova Zelândia, que enfrentará a Costa Rica na outra repescagem, os países do continente não possuem tradição no país nem ligas organizadas, o que nivela a competição por baixo.
Sendo assim, desde 2005, a Austrália faz parte da AFC (Asian Football Confederation) e disputa as Eliminatórias e competições continentais asiáticas. De lá pra cá, conseguiu as vagas em todas as Copas que buscou, em 2010, 2014 e 2018.
Curiosamente, o país que só havia disputado a Copa em 1974, teve seu melhor resultado histórico justamente na última Copa em que se classificou como uma seleção da Oceania.
Na Copa de 2006, na Alemanha, a Austrália avançou em segundo lugar do Grupo G com Brasil, Croácia e Japão e caiu para a campeã Itália com gol em pênalti polêmico nos acréscimos, nas oitavas-de-final, na única vez que avançou da fase de grupos.
Onde assistir Emirados Árabes x Austrália
A partida terá transmissão ao vivo da ESPN 4, na tv fechada, e do serviço de streaming Star+.
Qual será o grupo na Copa do Mundo?
O vencedor de Emirados Árabes x Austrália enfrentará o Peru, 5° colocado das Eliminatórias sul-americanas, na segunda-feira (13), em jogo jogo único realizado no Catar.
Quem avançar desta repescagem, cairá no Grupo D da Copa do Mundo 2022 com França, Dinamarca e Tunísia.