REPESCAGEM DA COPA DO MUNDO

Cristiano Ronaldo fora da Copa? 5 Motivos para acreditar que a Macedônia do Norte pode eliminar Portugal

Portugal x Macedônia do Norte se enfrentam nesta terça-feira (29), às15h45

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 29/03/2022 às 12:53 | Atualizado em 29/03/2022 às 12:58
Análise
X

Portugal x Macedônia do Norte decidem nesta terça-feira (29), às 15h45, uma vaga na Copa do Mundo 2022.

O favoritismo é todo português. Além de ter o time mais forte e contar com o craque Cristiano Ronaldo, eles jogarão em casa, no Estádio do Dragão, que estará lotado.

No entanto, se há uma seleção que gosta de contrariar favoritismos é a Macedônia do Norte, pensando nisso, o Blog do Torcedor elencou cinco motivos para acreditar na classificação dos macedônios.

1. É jogo único

Parece menos, mas é bastante relevante. Seja em qual esporte for, é sempre vantagem para o oponente "mais fraco" ter menos tempo de embate contra um favorito. Se no boxe e no UFC é mais fácil aguentar menos rounds do que uma luta inteira, no futebol, o jogo único segue a mesma lógica.

E, tal como no ringue, um único golpe certeiro pode ser o suficiente para garantir a vitória.

2. A Macedônia já aprontou antes

Ninguém chega a uma final de repescagem na Europa à toa. Embora o grupo da Macedônia nas Eliminatórias não fosse dos mais complicados com Romênia, Armênia, Islândia e Liechtenstein, ele contava com a poderosa Alemanha.

E, no primeiro jogo entre as seleções, a Macedônia do Norte venceu, em solo alemão, por 2 x 1. Uma vitória que, até então, era a maior da sua história, mas que acabou sendo superada pelo feito mais recente dos macedônicos, que eliminaram a Itália, na Itália, já nesta repescagem.

Além disso, embora não tenha somado pontos na Euro, a Macedônia esteve presente na competição, fez frente à Áustria e Ucrânia e até deu sustos na Holanda, tendo dois gols anulados na derrota por 3 x 0 em Amsterdã.

3. Portugal já vacilou antes

Claro que o gol não validado na partida de ida contra a Sérvia, que ficou com a vaga direta no Grupo A das Eliminatórias, ficou marcado na ida de Portugal à repescagem.

Contudo, o empate fora de casa com a Irlanda na penúltima rodada e a derrota em casa, de virada, para a Sérvia na última rodada, não pode ser menosprezada nessa equação. O time português tinha tudo para se sair com a vaga e a deixou escapar aos 45 do segundo tempo.

4. O mando de campo não tem pesado

Se você, leitor, foi atento, percebeu que tanto os grandes feitos da Macedônia do Norte nestas Eliminatórias foram feitos fora de casa, quanto o maior tropeço de Portugal aconteceu dentro de casa

Depois de bater Alemanha e Itália em seus domínios, vencer Portugal em solo português não seria nenhuma novidade para a Macedônia.

Perder em casa para uma seleção tida como inferior, também não seria novidade para os portugueses, que além da derrota para a Sérvia, estão marcados pela perda do título da Eurocopa de 2004, quando foram batidos pela Grécia, da qual, curiosamente, a Macedônia já fez parte na antiguidade.

5. Cristiano Ronaldo não marca há três jogos

Principal nome de Portugal e responsável pela maioria das glórias do país na década, Cristiano Ronaldo não se fez presente nas última três partidas da sua seleção, por onde tem 115 gols marcados.

Ele ficou zerado contra Irlanda e Sérvia, ainda na fase de grupos, e também contra a Turquia. A ausência de gols do português custaram caro na primeira fase e quase fizeram falta na primeira partida de repescagem.

A última vez que balançou as redes pela sua seleção foi em outubro, quando marcou um hat-trick (três gols) na vitória por 5 x 0contra Luxemburgo, nas Eliminatórias.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor