COPA DO NORDESTE: Quantas vezes dois pernambucanos foram para as semifinais juntos? Relembre e veja o que aconteceu quando isso ocorreu
Pernambuco tentará conquistar o seu quinto título da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste chegou à sua 19ª edição em 2022. Com Sport e Náutico classificados para as semifinais, Pernambuco terá a quarta oportunidade de tentar editar a primeira final regional apenas com times do Estado.
Para isso, no entanto, os rubro-negros precisarão superar o CRB, na Ilha do Retiro, enquanto os alvirrubros medirão forças contra o poderoso Fortaleza, no Castelão.
Ao todo, dois times pernambucanos já haviam chegado juntos às semifinais em seis oportunidades: 2001, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2019. Quando isso aconteceu, os resultados finais tiveram um certo grau de similaridade. Algumas felizes, outras nem tanto.
Após chegarem com equipes nas semifinais, os recifenses conquistaram dois títulos. O Sport, em 2014, e o Santa Cruz, em 2016.
Outras duas vezes, ambas as equipes foram eliminadas ainda na semifinal. Em 2002 e 2019, Náutico e Santa Cruz caíram juntos e viram os seus rivais avançarem para a final.
O outro cenário de semelhança ocorreu em 2001 e 2017. O Sport fez clássicos com Santa Cruz e Náutico, respectivamente, eliminou ambos, mas acabou perdendo o título para o mesmo time: o Bahia.
O que aconteceu quando dois pernambucanos foram juntos para a semifinal do Nordestão:
- 2001: Sport eliminou o Náutico. O Bahia eliminou o Fortaleza. Bahia campeão contra o Sport
- 2002: Bahia eliminou o Náutico. Vitória Eliminou o Santa Cruz. Bahia campeão contra o Vitória
- 2014: Sport eliminou o Santa Cruz. Ceará eliminou o América-RN. Sport campeão contra o Ceará
- 2016: Santa Cruz eliminou o Bahia. Campinense eliminou o Sport. Santa Cruz campeão contra o Campinense
- 2017: Sport eliminou o Santa Cruz. Bahia eliminou o Vitória. Bahia campeão contra o Sport
- 2019: Fortaleza eliminou o Santa Cruz. Botafogo-PB eliminou o Náutico. Fortaleza campeão contra o Botafogo-PB