DIA DA MULHER: Foi machismo? Relembre meme de Ronaldinho Gaúcho na data em 2013
Brincadeira do ídolo da Seleção Brasileira foi recebida com bom humor na época

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, data em que, cada vez mais, se busca reconhecer o valor das mulheres na sociedade. Além disso, o dia busca relembrar que ainda há muito espaço para ser conquistado e reivindicado.
- Antes de continuar lendo, conheça a história de Mirtes Ramos, pedagoga que enfrentou preconceitos e barreiras para poder realizar o sonho de ser professora. Assista ao vídeo no fim da matéria e entenda como a luta de Mirtes faz a diferença.
A mudança na representatividade da data vem do fato de como ela era tratada há quase uma década Em 8 de março de 2013, em jogo do Atlético Mineiro, o ídolo Ronaldinho Gaúcho, ao sair de campo, foi abordado pela então repórter Maíra Lemos.
À época trabalhando na Globo, Maíra lembrou Ronaldinho de que aquele era o Dia da Mulher. O "Bruxo", como é atualmente conhecido, respondeu: "É verdade... Parabéns a todas as mulheres".
Maíra, em tom de brincadeira, perguntou: "Tá namorando?". Ronaldinho, também em tom bem-humorado, respondeu: "Quer namorar comigo?".
A brincadeira tomou conta das redes sociais à época e foi bem recepcionada pelo público em geral, sendo, inclusive, relembrado ano após ano, sobretudo no Dia dos Namorados, embora não tenha sido a data original do feito.
Foi desrespeitoso?
Como dito, à época a brincadeira foi bem recebida pelo público, talvez em função da época, onde as discussões sobre o machismo eram menos contundentes, talvez pela brincadeira ter começado por Maíra, que claramente tinha uma boa relação profissional com Ronaldinho.
Maíra inclusive, voltou a entrevistar Ronaldinho em 2018, quando o jogador decidiu se aposentar e postou, em suas redes sociais, um outro meme relembrando o ocorrido em 2013.
Independentemente se foi ou não de bom tom e reiterando que as partes envolvidas, ao que tudo indica, consentiram na brincadeira, o meme de Ronaldinho, 9 anos depois, é um bom objeto de análise para como a percepção sobre a data mudou, sendo hoje levada muito mais a sério.
Dia das Mulheres: conheça a professora que enfrentou preconceito para realizar sonho de dar aula