Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em 2005 e 2011, Vitória ajudou o Sport numa permanência e num acesso

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 29/11/2017 às 11:19
Foto: Lúcio Távora/Estadão Conteúdo
Foto: Lúcio Távora/Estadão Conteúdo

O Vitória, da Bahia, entra no caminho do Sport quando o assunto é rebaixamento ou acesso a cada seis anos. A coincidência - também tem quem não ache - já salvou o time da Ilha do Retiro de poucas e boas, inclusive de um rebaixamento para a Série C, que seria o primeiro na história do clube e, para piorar, no ano em que completou cem anos. A história se repetiu em 2011 em outro contexto. Naquele ano, os rubro-negros contaram com os baianos para entrar no G4 na penúltima rodada e confirmar o acesso no último jogo.

Em 2005, o Sport comemorava seus cem anos de fundação e a diretoria resolveu abrir os cofres para conquistar o título estadual e, no final, do ano, consolidar a festa com a volta para a Série A. Aconteceu tudo ao contrário. O time não se encontrou em campo e viu o Santa Cruz sobrar no Pernambucano, conquistando a taça sem necessidade de final - venceu os dois turnos.

Leia mais:

STF fará novo julgamento sobre a divisão do Brasileiro de 1987 na próxima terça

Magrão acredita que pelo menos um dos adversários do Sport vai tropeçar

Segurança é reforçada na Ilha para jogo decisivo entre Sport e Corinthians

No Brasileiro, o que era ruim ficou pior. O time caía pelas tabelas e chegou na última rodada podendo escapar caso vencesse o Gama, na Ilha do Retiro. Perdeu por 2x0 e foi salvo da Série C pelo Vitória, que empatou com a Portuguesa por 3x3 em pleno Barradão. Os baianos terminaram com os mesmos 27 pontos dos pernambucanos, mas caíram por terem uma vitória a menos (8x7).

O tempo passou, o Vitória conseguiu sair da Série C e o Sport subiu para a primeira divisão no ano seguinte e posteriormente cairia novamente. Os caminhos da dupla rubro-negra voltaria a se encontrar em 2011, mais uma vez na segunda divisão. Agora, para o Leão da Ilha valia o acesso.

O Sport era dado como carta fora do baralho depois de perder para o Náutico na 33ª rodada. Mas renasceu e arrancou nas cinco rodadas finais, quando só não venceu uma partida. Ainda assim, chegou na penúltima rodada precisando vencer, pois tinha 55 pontos, dois atrás do Vitória e três do Bragantino, então o quarto colocado. O milagre aconteceu. Os leoninos fizeram sua parte sem dificuldade com um 3x0 no Paraná, na Ilha. O Bragantino perdeu em casa para o ASA (1x0) e o Vitória, novamente no Barradão, caiu para o São Caetano (2x1). Na rodada seguinte, o 1x0 sobre o Vila Nova confirmou a subida.

Ao saber desse retrospecto, o goleiro Magrão brincou. "Quando é positivo vale. De seis em seis anos com essa coincidência positiva para o Sport. Tem que pegar de novo e a gente sabe que no futebol tudo pode acontecer. Mas independente do que vai acontecer no jogo do Vitória e do Coritiba o Sport está focado em fazer um grande jogo e conseguir a vitória. Assim, os resultados naturalmente vão acontecer", ressaltou.

Para ficar na primeira divisão, o Sport precisa vencer o Corinthians e torcer para Vitória ou Coritiba não vencerem Flamengo e Chapecoense, respectivamente. O Leão da Barra, assim como em 2005 e 2011, joga no Barradão. O Coxa vai a Chapecó.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias