O meia canhoto e bom de bola da Holanda, Rafael Van de Vaart, sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita e está fora da Copa do Mundo. O jogador de 31 anos estava em Portugal junto com a delegação holandesa treinando e se preparando para o Mundial.
Durante uma atividade nesta terça-feira, o jogador sentiu a lesão e não vai se recuperar a tempo para se apresentar ao técnico Louis Van Gaal. Apesar de ser considerado uma eterna promessa, o talento do meia revelado no Ajax-HOL é admirado por muitos torcedores pelos clubes por onde passou.
Rafael é um dos poucos meias armadores habilidosos no futebol atual. Enquanto a maioria gosta de carregar a bola até o ataque, o holandês é do tipo que cadencia o jogo e com ótima precisão no passe, características essas parecidas com as de Alex do Coritiba, por exemplo (mas sem querer comparar o futebol de ambos). Esta seria a terceira Copa do meia esquerda que atualmente defende o Hamburgo-ALE. Além dele, já haviam sido cortados da seleção laranja o meia Kevin Strootman, da Roma, e o lateral-direito Gregory Van der Wiel, do PSG.
Com a ausência de Van de Vaart, quem pode ganhar uma chance é o meio-campista Georginino Wijnaldum. Outro postulante a ocupar a vaga é o jovem Tonny Vilhena, do Feyenoord. A Holanda está no grupo B do Mundial, ao lado de Espanha, Austrália e Chile. A estreia holandesa acontece no dia 13 de junho, diante do espanhóis - na reedição da final da Copa de 2010 - na Arena Fonte Nova, em Salvador.