Depois da polêmica envolvendo a liberação das torcidas organizadas nos estádios de Pernambuco, a Federação Pernambucana de Futebol emitiu nota sobre o assunto. No texto consta que a FPF tentou o cadanstramento sem sucesso. A nota também dá a entender que a federação desistiu da causa por conta do fim do Campeonato Pernambucano. Confira abaixo:
A Federação Pernambucana de Futebol esclarece, através desta nota, algumas questões relacionadas ao cadastramento das torcidas organizadas. A instituição tentou obter recurso federal para realizar tais cadastramentos, porém, sem sucesso.
1 – De acordo com o Estatuto do Torcedor, a FPF e a Secretaria de Esportes/PE não possuem legitimidade para realizar o cadastramento das torcidas organizadas (“TOs”). As respectivas entidades esportivas tentaram obter recurso federal para realizar os cadastramentos das TOs, porém, sem sucesso.
2 – Considerando que os cadastramentos dependem única e exclusivamente da vontade das próprias torcidas; considerando, ainda, o encerramento do campeonato Estadual, de responsabilidade da FPF, e, especialmente, a perda do objeto da referida ação, não mais cabia à FPF atuar no feito.
3 – A FPF esclarece ainda que tentou obter recurso federal para realizar tais cadastramentos, porém, sem sucesso, pois a verba requerida para o projeto não foi liberada.
4 – A Federação continuará atenta, no âmbito da sua competência – ou seja, dos seus campeonatos – para tomar novas medidas que porventura se façam necessárias.