Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Ambev lança em São Paulo o Movimento por um futebol forte

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 15/01/2013 às 21:05


No telão, Felipão. Nas cadeiras, os dirigentes que apoiam o Movimento por um futebol forte, da Ambev/Foto: Agnews/Ambev

SÃO PAULO - Os dirigentes dos clubes brasileiros já têm a consciência de que não podem depender apenas do resultado dentro de campo para aumentar o seu quadro de sócio e, assim, ganhar força para evoluir no competitivo mercado esportivo. É preciso buscar outros meios. De vez em quando, surgem ideias para que os sócios em dia tenham vantagens em estabelecimentos comerciais. Mas não é uma missão fácil. As tentativas feitas pelos clubes pernambucanos não decolou porque o torcedor, movido à paixão, não consegue desassociar o resultado do jogo da importância de sua fidelização. E, em alguns casos, a vantagem oferecida não é lá grande negócio.

Agora, o cenário é outro. Na segunda-feira,  a Ambev reuniu a imprensa de vários Estados do Brasil no Memorial da América Latina, em São Paulo, para apresentar o Movimento por um Futebol melhor. A ideia é oferecer descontos para os sócios em dia dos principais clubes do País na compra de produtos nas grandes redes de supermercado. Além da Ambev, as demais empresas que estão oferecendo o benefício são: Unilever (empresa que fabrica produtos de higiene pessoal, alimentos e sorvete), PepsiCo, Seara, Danone, Bradesco, Netshoes, Burger King e Sky. Como se vê, são empresas de grande porte que estão abraçando a o projeto e a tendência que é esse leque seja ampliado até o final do ano.


Galvão Bueno ao lado do presidente da Ambev, João Castro Neves/Foto: Agnews/Ambev

Nesta primeira etapa, 15 clubes estão participando do Movimento: São Paulo, Santos, Ponte Preta, Portuguesa, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, América-MG, Vitória e Bahia. Por conta do processo contratual, a inclusão de Náutico e Sport, assim com o Grêmio e o Inter-RS, deve acontecer em março. O Santa Cruz, no entanto, ainda não assinou contrato com a empresa. A intenção da Ambev é que até o final do ano, todos os 34 clubes que têm contrato de patrocínio com a Brahma possam ser incluídos no Movimento por um Futebol melhor. O Sport foi o único pernambucano que enviou representantes. Foram o diretor de marketing, Sid Vasconcelos, e o vice-presidente de futebol, André Fontenele.

O evento realizado em São Paulo foi organizado e bastante prestigiado. No rol de entrada, onde foi servido um coquetel, grandes estrelas do futebol: Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, Vampeta, Cafú, Roger (ex-Fluminense e hoje comentarista da Sportv, Adílio, Giovani (ex-Vasco). No auditório, o comando da apresentação do projeto ficou a cargo do narrador esportivo da Rede Globo, Galvão Bueno.

No palco, Galvão convidou Ronaldo Fenômeno, que é o padrinho do projeto e, através da sua empresa 9ine, cuida da campanha publicitária, que vai ser divulgada nesta semana. Também falaram o ministro dos Esportes, Aldo Rebêlo e capitão do pena, Cafú. O técnico da seleção brasileira, Luís Felipe Scolari, estava na plateia. Galvão Bueno quebrou o protocolo e o entrevistou sobre o projeto e claro sobre a seleção. Felipão desconversou sobre o assunto seleção e elogiou o movimento. Antes do treinador, os representantes dos clubes e das empresas também subiram no palco para um bate-papo com o apresentador. Todos destacaram a importância de aumentar o número de sócios em dia para fortalecer o futebol brasileiro.


Ronaldo Fênomeno, através da sua empresa 9ine, está cuidando da campanha publicitária do Programa/Foto: Agnews/Ambev

A campanha tem um apelo muito forte e bem estruturado. Afinal, as empresas que apoiam o projeto fortalecem a ideia de que querem ver o futebol brasileiro em franca ascensão. A ideia é que os clubes possam revelar craques e não terem de encarar a disputa do mercado europeu, que sempre está de olho nas promessas brasileiras. E isso só será possível se os clubes estiverem fortes financeiramente e com o apoio dos seus sócios. Segundo a Ambev, atualmente, apenas 0,2% do quadro de sócio dos clubes brasileiros estão em dia com as suas mensalidades. O objetivo, neste primeiro momento, é atingir aos 2%.

No vídeo abaixo, você confere a entrevista com Ricardo Roza, gerente corporativo da Ambev, que explica o funcionamento do Movimento por um futebol forte:

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias