Por Hildo Neto
Do Jornal do Commercio
Mesmo garantido no Brasileiro da Série A, a história de todos os anos se repete no Náutico e o clube terá de contratar mais que um time inteiro para a próxima temporada. Desde o fim do campeonato, os alvirrubros ainda não conseguiram renovar nenhum contrato e não contarão mais com oito jogadores que disputaram a competição. O mais recente a deixar os Aflitos foi o atacante Rhayner, que acertou tudo com o Fluminense e deverá ser anunciado na próxima semana pelos cariocas.
Além do velocista, o Náutico anunciou que não renovará com os laterais Alessandro e João Paulo, o meia Breitner e os atacantes Romero e Kim. Dimba foi anunciado como reforço do Botafogo-SP e Souza retornou para o Palmeiras. Os alvirrubros estão correndo para renovar contrato com o goleiro Felipe, o lateral-direito Patric, os zagueiros Jean Rolt, Marlon, Ronaldo Alves e Alison, o volantes Dadá, Josa e Martinez e o atacante Araújo.
Dessa relação, os acertos mais difíceis são com Jean Rolt e Martinez, que se valorizam muito durante o Brasileirão e ainda têm futuro incerto nos Aflitos. Como o Náutico só conta com nove jogadores do elenco profissional com contrato para o ano que vem, o clube terá de contratar, pelo menos, 15 jogadores para fechar o grupo para 2013.
"As coisas vão se encaixar. Está tudo dentro do esperado. Nós já sabíamos há algum tempo que dificilmente ficaríamos com Rhayner e vamos buscar uma peça com as mesmas características", afirmou o técnico Alexandre Gallo, em entrevista por telefone ao JC. Ele não adiantou quantos jogadores serão contratados, mas disse que pretende observar os atletas da base. "Desde que exista qualidade, eles serão utilizados. Já estamos olhando para alguns jogadores, com o Marcos Vinícius (meia)", revelou.
Apesar de ter citado algumas vezes durante o Brasileirão o exemplo do Figueirense - que foi 7º lugar no ano passado, desmontou o time e foi rebaixado este ano -, Gallo não acredita que isso vá se repetir com o Náutico. Do time considerado titular, o Timbu tem contrato com o zagueiro Alemão, o lateral-esquerdo Douglas Santos, o volante Elicarlos e os atacantes Kieza e Rogério.
Para o gerente de futebol, Carlos Kila, o Náutico está acompanhando o ritmo do mercado. "Estaria muito preocupado se o Náutico fosse o único clube nesta condição. Se você avaliar hoje, quem anunciou contratação no Brasil?", argumentou. "Vamos repor o que está saindo", completou. Sobre as renovações, os torcedores terão de ter mais paciência. "Os valores estão muito distantes. Continuamos negociando", afirmou.