Do site Lancenet!
Na noite desta sexta-feira, o Internacional anunciou a contratação do centroavante Rafael Moura. O ex-jogador do Fluminense deixa o clube carioca e chega em Porto Alegre na segunda-feira, com um contrato de quatro anos. O curioso é que o He-Man pode manter seu posto de "reserva-titular" no Beira-Rio.
Com 28 gols em 86 jogos pelo Fluzão, Rafael Moura alternou alguns momentos como titular ao lado de Fred com períodos em que era o suplente para quando o capitão tricolor ficava fora por lesão ou convocação. Em 2011, chegou a ter mais jogos que o camisa 9 das Laranjeiras, mesmo que com o status de reserva.
A chegada no Inter se dá em um momento de necessidade. O clube gaúcho só conta com um atacante de ofício no elenco, o uruguaio Diego Forlán. Para a estreia de Rafael no Colorado, na quinta-feira, contra o Corinthians, no Pacaembu, o camisa 7 estará a serviço da Celeste. O mesmo vai acontecer com Leandro Damião, com o Brasil em amistoso na Suécia. O reforço começa sua caminhada no Beira-Rio como titular.
Mas ela pode tomar o mesmo caminho que rumou quando no Fluminense. Dagoberto, lesionado, tem algumas semanas de recuperação, mas retornará. Leandro Damião, após o dia 16, fica à disposição - se não for vendido para a Europa, já que o Tottenham está de olho. Forlán completa a lista voltando da França, onde o Uruguai disputa o amistoso.
Assim, o He-Man passa a ter concorrência acirrada novamente, assim como nas Laranjeiras, onde brigava com Fred, Rafael Sobis e Wellington Nem, além dos garotos da base. A situação muda de figura em favor do centroavante se Damião de fato for vendido, o que o Inter não nega que pode acontecer, apesar de garantir não ter propostas oficiais. Aí, pelas características, pode ser titular absoluto, apesar da briga por posição com Dagoberto e Forlán.
Por outro lado, se Damião ficar, tem tudo para manter a rotina de convocações para vestir a Canarinho. Rafael Moura seria o substituto imediato para o jogador, como foi para Fred.
Rafael Moura chega com plena confiança da diretoria colorada, e certamente passou pelo crivo de Fernandão. A busca pelo jogador iniciou quando o clube gaúcho não conseguiu a contratação de Nilmar. O primeiro contato com o Fluminense foi por um empréstimo até o final do ano, negado. Suas características, de jogada aérea, bom porte físico e movimentação agradam no Beira-Rio.