Que torcedor não pensou em ser treinador de futebol? Em poder alterar esquemas táticos, escalar aquele jogador da sua preferência e fazer as alterações necessárias para virar uma partida perdida? Creio que poucos são os que de fato já não pensaram nessa possibilidade que para alguns, principalmente os mais jovens, foi possível graças a experiência de maneira simulada nos jogos de videogames do estilo "manager", que nada mais são do que games que simulam a vida de um treinador de futebol.
Os primeiros jogos neste estilo surgiram ainda no final da início de 90 e se limitavam apenas na escalação do time principal. Outras atribuições como treinos e formação de esquema táticos ainda não existiam. O grande "pai" desse estilo foi o Elifoot 98, lançado em 1998. Um jogo simples e fácil de ser manipulado. Nele, o jogador escalava o time e o colocava para jogar. Dependendo dos resultados você poderia alcançar cargos melhores em times de ponta ou simplesmente ser demitido (sim, o grande temor de todo treinador já existia desde os primórdios).
Elifoot atraía pela simplicidade na década de 90
O reinado do Elifoot durou até 2001, quando foi lançado o que muitos consideram um dos maiores jogos manager do mundo, o Champioship Manager 2001/2002, ou simplesmente "CM 01/02" para os fãs. O jogo, que era o nono da linhagem, ia além do simples binômio escalar-jogar e consistia em um planejamento de táticas, treinos e contratações mais elaborado quando comparado com o Elifoot. Ganhar no CM não era fácil e isso atraía bastante os apaixonados por futebol.
O jogo chegou de maneira rápida aos adolescentes da época e com o seu sucesso, pode-se dizer que até mesmo a relação do torcedor com o time na vida real mudou um pouco, como bem explica o mestrando de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael Tiné. "O CM era a minha fonte de dados no passado. Quando um jogador era contratado pelo Sport, meu time de coração, eu ia logo olhar no jogo para ver se o cara era bom. É o sonho de qualquer torcedor montar e escalar seu time. Lá eu podia fazer isso sem precisar xingar o técnico de burro", declara.
Realismo e praticidade do CM 01/02 fez com a série se tornasse bastante popular entre os amantes do futebol
Já o analista em administração, Paulo Ricardo, de 23 anos, considera que a sua geração passou a gostar muito mais de futebol europeu após conhecer os jogos manager. "Conheci os jogos através dos meus amigos. Acredito que muitas pessoas da minha idade passaram a gostar de times de fora por causa do CM. Eu mesmo torço para a Roma da Itália e para o Barcelona", afirma Paulo que admite jogar até hoje os games do estilo manager.
Com uma visão um pouco diferente, Marcelo Vilaça, estudante de engenharia de 24 anos, considera que os jogos manager não fazem o torcedor gostar mais de futebol, mas sim ampliam o conhecimento sobre o esporte. "Os jogos manager foram importantes para conhecer melhor o futebol, atletas e clubes que não estão sobre os holofotes", disse.
E o CM evoluiu. Atualmente ele está na sua versão de 2010. Porém, ele não é mais a febre no ramo. Atualmente o concorrente Football Manager consegue atrair muito mais fãs com gráficos melhores e com mais realidade através de combinações complexas que exigem muito mais do jogador. Inclusive, os jogos hoje podem ser acompanhados na plataforma 3D conforme o vídeo abaixo da versão 2012 do game:
E aí torcedor? Vai uma partidinha?