Por Marcelo Montanini
Especial para o Blog do Torcedor
Dois dias antes da final do Mundial de Clubes, entre Barcelona e Santos, o site oficial da FIFA (versão em inglês) prodiziu uma retrospectiva citando jogadores decisivos nas finais em edições anteriores. E dentre os sete selecionados, constam três brasileiros - Dida, Rogério Ceni e o "super reserva" Adriano Gabiru - e os títulos de Corinthians em 2000, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006. Além de Kaká e o título do Milan, em 2007.
O site coloca o ex-goleiro Dida como o único que venceu o torneio por duas equipes diferentes - Corinthians e Milan. Ademais, exalta seu talento como defensor de pênaltis e o posiciona como fundamental para conquista do título alvinegro ante o Vasco da Gama, no Brasil, em 2000.
Após um hiato de cinco anos, novamente um goleiro brasileiro foi o destaque: Rogério Ceni. E apesar do Liverpool dominar a partida e contar com Steven Gerrard, Ceni fez uma "partida brilhante" e garantiu a vitória sobre o Liverpool, no Japão, em 2005. "Foi um dos meus melhores jogos", disse Ceni ao site FIFA.com.
Em 2006, o site lembra ao Bracelona que não deve-se substimar os brasileiros. Visto que, apesar do favoritismo da equipe catalã, com Ronaldinho Gaucho em forma, o Internacional venceu por 1 a 0, no Japão, com gol do meia Adriano Gabiru. O site salienta que o meia entrou no lugar do atacante Fernandão, numa substituição defensiva e o descreve como "super reserva".
A retrospectiva também cita o "inspirado" Kaká, que em 2007, pelo Milan, que foi decisivo na vitória sobre o boca Juniors, por 4 a 2, no Japão. "Foi uma noite inesquecível", disse Kaká. Contudo, o site também lebra de Rooney, Messi e Eto'o.