Do Uol Esporte
Mesmo sem jogar bem e com muita dificuldade, o Atlético-PR venceu a disputa direta com o Ceará pela fuga do rebaixamento. Com um gol de Paulo Baier, de falta, no primeiro tempo, o time paranaense ganhou por 1 a 0, neste domingo, na Arena da Baixada, e se manteve vivo na luta para se safar da degola.
Apesar de ter terminado a rodada na mesma posição, em 18º lugar, a equipe conseguiu reduzir a diferença para os cearenses para um ponto, faltando sete jogos para o fim do Brasileiro.
O Ceará ficou próximo de entrar na zona de rebaixamento e tem que torcer para que o Cruzeiro, o 17º colocado, tropece frente ao Atlético-GO, em jogo programado para as 18h, em Sete Lagoas.
Diante de um adversário bastante fechado, o Atlético-PR tomou a iniciativa, nos primeiros minutos. Aos 5 minutos o time rubro-negro chegou com força, com Héracles. O lateral entrou na área e bateu para defesa de Fernando Henrique. No rebote, Nieto marcou, mas o árbitro marcou falta do atacante e anulou o gol.
O Ceará se fechava, mas não renunciava ao ataque. Quando atacava, o time alvinegro levava perigo. Em um boa pontada, aos 21 minutos, Washington subiu e cabeceou no alto, para grande defesa do goleiro Renan Rocha.
O jogo ficou mais aberto e o Atlético criou outra boa chance, aos 24 minutos, quando Guerrón foi lançado na esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Fernando Henrique. A bola saiu fraca e João Marcos mandou para escanteio.
Com dificuldade para furar a fechada defesa cearense, o Atlético-PR chegou ao gol em uma bola parada. Aos 32 minutos o time obteve uma falta na entrada da área, que Paulo Baier cobrou com grande categoria, acertando o ângulo direito do goleiro Fernando Henrique.
Aproveitando a marcação frouxa do meio-de-campo do Atlético, o Ceará cresceu no segundo tempo e passou a pressionar em busca do empate. Em dois lances seguidos, o time cearense levou perigo ao gol de Renan Rocha. Aos 8 minutos, Vicente chutou de fora, a bola desviou na zaga e passou perto. No lance seguinte, Fabrício subiu na área e cabeceou com muito perito, perto do poste esquerdo.
Acuado, o Atlético não conseguia chegar ao ataque, enquanto o Ceará se lançava de vez ao ataque. O time da casa só chegou com perigo aos 24 minutos, quando Guerrón chutou de dentro da área e obrigou Fernando Henrique a espalmar para escanteio.
Nos dez minutos finais, o Atlético-PR conseguiu melhorar a marcação e não permitiu que o Ceará continuasse chegando com tanta frequência em sua área. Nos últimos minutos, a equipe limitou-se a se defender, mas conseguiu segurar um resultado importante na sua briga contra o rebaixamento.