UOL Esporte
Por Alexandre César
Especial para o Blog do Torcedor
Não satisfeito em dar a "volta olímpica" com uma taça de isopor no Campeonato Brasileiro de 2007 (o campeão foi o São Paulo), o Flamengo, desta vez, requisitou, na última quarta-feira, ao criador da Taça das Bolinhas, o artista plástico Maurício Salgueiro, uma réplica idêntica à original que se encontra em posse do São Paulo.
"O Flamengo está querendo fazer outra. Acho justo. O clube tem direito, foi campeão nacional. Dá uma taça para cada um. Mas os direitos autorais são da CBF. Se a CBF autorizar, terei o maior prazer em fazer uma para o Flamengo. O São Paulo fica com a outra. Eu disse ao diretor do Flamengo que faria outra sem problemas", disse Maurício Salgueiro ao Jornal Lance!
Recentemente, o São Paulo conseguiu na justiça derrubar a liminar do Rubro-Negro carioca, que determinava que o Tricolor do Morumbi devolvesse a Taça das Bolinhas, já que o Flamengo alegava que era o primeiro pentacampeão Brasileiro.
Por determinação da CBF, a Taça das Bolinhas seria entregue ao primeiro tri consecutivo ou ao penta alternado. A honra coube ao São Paulo, quando foi campeão nos anos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007, posteriormente, foi hexa em 2008.
No entanto, a taça só lhe foi entregue no dia 14 de fevereiro deste ano, abrindo uma celeuma no Flamengo, que requisitava a taça, por ter se sagrado campeão da Copa União, e não do Brasileiro, que no caso, foi o Sport. O Flamengo contabiliza os títulos de: 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.
A polêmica ganhou mais força, quando a CBF resolveu dividir o título entre Sport e Flamengo no dia 21 de fevereiro, mas por ordem da 2ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco a CBF revogou esta decisão.
Por conta disso, dirigentes do Flamengo resolveram apelar à Fifa, para conseguirem mais uma vez dividir o título, e, consequentemente, tirar a Taça das Bolinhas do São Paulo.
Mas pelo fato de pedirem uma taça ao artista plástico que a criou, parece que o time da Gávea não vai querer mais brigar com o Tricolor Paulista.
"Deveriam ser três. Para Flamengo, São Paulo e uma para o meu Botafogo", encerrou Maurício Salgueiro.