Do Jornal do Commercio
A nomeação do professor Aldemir Teles, 57 anos, para o cargo de secretário executivo de esportes, ontem, agradou tanto que arrefeceu os ânimos dos presidentes de federações esportivas que se reuniram à tarde, na Faculdade Maurício de Nassau, com o intuito inicial de confeccionar uma carta com reivindicações à recém-empossada secretária Ana Cavalcanti. Dema, como é conhecido, será o braço direito dela na pasta.
Aldemir Teles aproveitou a reunião organizada pela Associação das Federações Esportivas Amadoras de Pernambuco (Afeape) para fazer seu primeiro ato como secretário executivo de esportes. Em um breve discurso, adiantou algumas novidades, como o aumento do orçamento da Secretaria de Esportes para 2011, que será de R$ 32 milhões. Nunca na história do esporte pernambucano, a pasta teve tantos recursos disponíveis. No entanto, não significa que todo o montante será gasto ao longo do ano. “Temos que ver onde devemos investir. Não podemos ser levianos com o dinheiro público. Tudo será feito de forma criteriosa”, disse.
Outro ponto tocado por Dema foi a recuperação da infraestrutura esportiva do Estado. Segundo ele, a prioridade será a reforma do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. No entanto, o novo secretário não quis se comprometer com prazos. “Estamos ainda na fase de transição. Só daqui a um tempo, poderemos dizer com certeza quando e como faremos esta obra”, afirmou.
Dema é professor de educação física da Universidade de Pernambuco (UPE). Foi ele quem realizou o mais completo estudo sobre a situação do esporte estadual, entre abril e julho do ano passado. Uma cópia do projeto intitulado Políticas Públicas para o Esporte em Pernambuco foi parar nas mãos do governador Eduardo Campos, que teve ingerência na nomeação do professor. Esta é a primeira vez que ele ocupa um cargo público.
Na presença de Dema e diante de seus anúncios, os presidentes de federações esportivas retrocederam e agora prometem criar comissões para dialogar diretamente com a Secretaria de Esportes. A próxima reunião está marcada para o dia 25, a partir das 19h, na Faculdade Maurício de Nassau.
O destaque negativo ficou por conta da pequena adesão dos dirigentes ao encontro organizado pela Afeape. É que apenas 13 dos 48 presidentes de federações esportivas filiadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estiveram presentes à Faculdade Maurício de Nassau. Modalidades com enorme relevância (judô, basquete, futsal e pentatlo moderno) não foram representadas.