Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Maurício de Nassau apontou os times pelos quais os pernambucanos têm preferência.
A pesquisa consistiu de 3363 entrevistas com pessoas a partir de 16 anos em todo o estado de Pernambuco, feitas entre 11 e 14 de agosto de 2009, com margem de erro de 2,3%. Revelou estatísticas em categorias como sexo, faixa de idade, grau de instrução, renda e região de desenvolvimento, dentro do Estado.
O Sport lidera a estatística da maior torcida, com 26,4% dos votos, seguido pelo Santa Cruz, com 15,7%. O Náutico vem em terceiro, com 8%. Só depois vêm os times de outros estados, sendo o primeiro o Flamengo, com 6,8% dos torcedores, a maioria distribuídos pelo Sertão e pela região do São Francisco.
22,2% torcem para times de outros estados, e 3,6% dos times não tiveram uma quantidade expressiva de votos e não tiveram seus nomes listados. 18,9% disseram não ter time e 3,9% não souberam dar resposta.
A surpresa, no entanto, foi o Bode do Araripe (apelido do Araripina, recém-promovido à Série A1 do Campeonato Pernambucano) ter sido apontado como a quarta maior torcida de Pernambuco, com 0,6% da população — com mais torcedores até do que o Central, que é a quarta força do futebol do Estado.
O Blog do Torcedor vai entrevistar o pesquisador Adriano Oliveira, envolvido na pesquisa, e mais tarde trará mais informações e análise.
Saiba mais:
» Futebol pernambucano perde torcedores a conta-gotas