Lendas Pernambucanas

Lenda da Lagoa Maracajá em Lagoa dos Gatos

Oo que intriga a população são pessoas que sumiram depois de mergulharem nesta lagoa

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Salles

Publicado em 30/10/2021 às 21:00
Notícia
X

Segundo o testemunho dos antigos habitantes, lendas e assombrações não faltam no município de Lagoa dos Gatos, Agreste de Pernambuco. São várias lendas sobre a origem do nome “Lagoa dos Gatos”. A primeira e principal delas é de que no final do século XVIII, colonizadores chegaram à região e apesar de escura e com muita mata, avistaram um pequena lagoa, formada por uma nascente alimentada pelas águas do riacho.

A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces, protegidas por extenso lençol de junco e piripiri. Certo dia, um caboclo caçador, deparou, casualmente, com um gato maracajá bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades, que passaram a se utilizar da mencionada lagoa que daí por diante ficou denominada “Lagoa dos Gatos”.

Hoje, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Lagoa dos Gatos, é a representação artística do gato Maracajá que fica no meio da lagoa de mesmo nome. Mas o que intriga a população são pessoas que sumiram depois de mergulharem nesta lagoa. Confira no vídeo da série Assombrações Pernambucanas que reúne histórias e lendas de Pernambuco.

Tags

Autor