É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
'Os Cavaleiros do Zodíaco' ganhará filme com atores reais. Foto: Reprodução Internet - 'Os Cavaleiros do Zodíaco' ganhará filme com atores reais. Foto: Reprodução Internet
Dia 1º de setembro é um marco para uma geração brasileira. Neste dia era exibido pela primeira vez na televisão brasileira - extinta TV Manchete - o anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), criada por Masami Kurumada e desenvolvida pela Toei Animation.
O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi inesperado e rendeu reprise no mesmo dia em que foi ao ar o primeiro episódio. Às 10h30 o anime foi exibido num programa voltado para o público inato-juvenil, o Dudalegria. Mais tarde, às 18h30, o episódio foi reexibido no programa Clube da Criança.
Mas antes, as negociações não foram tão “de primeira” e de sucesso. O ano era 1994 e o chefe da divisão de cinema da Manchete, foi chamado para uma reunião com o diretor de programação da emissora e representantes da distribuidora de brinquedos Samtoy. O acordo era a exibição de 52 episódios de um ’desenho japonês’ que fez estrondoso sucesso do Japão na década de 1980. Eduardo Miranda não achou que o conteúdo interessava à seus telespectadores. Não satisfeito com uma exibição de 15 minutos, representantes da Samtoy o enviaram cinco capítulos do desenho.
"Na hora, entendi que não tinha nada a ver com aquela violência sem nexo do promo", disse ele. O diretor deu o seu parecer positivo e, em 1º de setembro de 1994,Os Cavaleiros do Zodíaco foram pela primeira vez ao ar na televisão brasileira. Essa é a história de como surgiu um dos maiores fenômenos da animação japonesa no Brasil.
Nostalgia
Em 2017 a Netflix criou remake para abraçar fãs saudosos do anime e atualmente tem seis temporadas disponíveis para assinantes da plataforma.
Cavaleiros do Zodíaco (Foto: Reprodução) - Cavaleiros do Zodíaco (Foto: Reprodução)
No Twitter, internautas compartilharam do saudosismo ao falar do anime do dia de hoje, completando 27 anos da primeira exibição no país.
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco e Radialista pelo Senac Pernambuco.
No Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, tem passagem pela TV Jornal, pela TV JC (a webtv do SJCC), em Mídias Sociais como Repórter e no núcleo de Inovação e Novos Negócios.
Atualmente é coordenadora do JC360, núcleo de Branded Content do SJCC.