
E quando seu nome é igual a de um personagem mundialmente famoso? No caso do inglês Harry Potter, nascido em Reading em 1994, por incrível que pareça, seu nome não foi inspirado pela celebridade: o primeiro livro de J.K. Rowling sobre a saga do bruxo - também Harry Potter - só foi publicado três anos depois. Daí em diante, o "primeiro Harry Potter" passa por situações inconvenientes e também engraçadas.
Em um artigo para o jornal britânico Metro, Harry Potter, o "não-bruxo", conta que não teve sossego desde que o primeiro livro de J.K. Rowling foi publicado. "Exatamente um mês depois do meu terceiro aniversário, J.K. Rowling publicou o primeiro dos sete livros da franquia que virou uma sensação mundial. Ela, indubitavelmente, mudou minha vida", disse.
Até então, o nome dele era "normal". A primeira vez que o registro do garoto foi notado foi quando ele se mudou com os pais para Devon, em 2000, e, na nova escola, em vez de ser chamado pelo primeiro nome, assim como todos, era sempre conhecido como Harry Potter. Até um jornal local fez uma reportagem com ele, que se vestiu como o famoso bruxinho.

O homem, que é neurocientista, também relembra que, quando era estudante de PhD na Universidade de Manchester, ele participava de conferências que era necessário o uso de crachá de identificação. "É sempre uma aposta sobre quão grande e notável a fonte ficará no meu crachá e, muitas vezes, vejo pessoas checando duas vezes e esticando o pescoço para ver se aquilo é o que realmente diz", narra com bom humor.
Outro episódio envolvendo dúvidas sobre o nome dele foi quando ele era estagiário e assinou um e-mail. Poucos minutos depois, um colega de trabalho atendeu um telefonema de alguém que estava preocupado se a empresa contraiu um vírus online. "Sim, ele é real. Ele está sentado perto de mim. O e-mail que ele enviou era real", teve que responder o amigo.
Outros casos
No fim do ano passado, uma publicação de Harry viralizou nas redes sociais. Um internauta questionou "qual parte da cultura pop destruiu seu primeiro nome?" e Harry compartilhou dizendo que, no caso dele, não só o primeiro nome foi afetado, mas o nome completo. O post teve quase 264 mil curtidas e 33 mil compartilhamentos.
I take your ‘first name’, and raise you my full name. https://t.co/b3K3invfiQ
— Harry Potter (@HPneuro) September 26, 2019
E falando em redes sociais, Harry também contou que foi suspenso do Facebook por "violar as regras ao se aproveitar do personagem famoso". Ele só recuperou o acesso quando enviou cópias da identidade para a empresa.
O homem também ganhou um presente engraçado dos amigos. Cansado de responder perguntas como "esse realmente é seu nome?" e "você foi batizado depois dos livros?", no seu aniversário de 23 anos, recebeu uma camisa que dizia "sim, este é meu nome" e "Não, eu nasci antes dos livros".
