Isaiah Acosta é um artista do Arizona, Estados Unidos, que provou com a sua música que limitações físicas, definitivamente, não definem onde queremos chegar. O jovem nasceu sem a mandíbula e passagens de oxigênio, mas, mesmo assim, persistiu no seu sonho de trabalhar com música e se tornou rapper mesmo não podemos cantar. Imagem: Reprodução/ Instagram (@xvx_6)
A descrença no seu trabalho sempre existiu. Os "nãos", sem dúvidas, foram muito presentes do que os "sim", mas ele conta que seu talento se sobrepôs à sua deficiência. "Alguns achavam que eu não deveria sequer segurar o microfone por não usá-lo. Mas isso é [simbolicamente] importante para mim, porque eu tenho minhas próprias letras", conta.
No entanto, o seu caminho na música tomou forma verdadeiramente depois de conhecer o rapper Trap House, através da ONG Children's Miracle Network Hospitals, uma instituição que arrecada fundos para hospitais infantis, pesquisas médicas e conscientiza as pessoas sobre os problemas de saúde na infância. O música topou ajudar o jovem e os dois formaram uma dupla.
Primeiro trabalho
A primeira música interpretada juntos foi aOxygen To Fly, que conta um pouco sobre a superação de Isaiah. "Cada palavra que escrevi neste trabalho foi algo que eu passei na vida e como me senti", afirma. Como forma de agradecer quem primeiro lhe abriu as portas, o rapper resolveu doar os ganhos financeiros da canção para a Children's Miracle Network. "Essa instituição me ajudou a permanecer vivo ao longo da minha vida e a alcançar o meu sonho, depois que eu compartilhei minha história com eles", explica. Isaiah ao lado de Joshua, também integrante da ONG. Imagem: Instagram (@xvx_6)
Futuro
Além da música, Isaiah também almeja auxiliar pessoas sem-teto e cursar Administração. Um outro desejo é dar palestras, por meio de um software que reproduz voz, para contar sua história de vida e encorajar pessoas a seguirem os próprios sonhos. "Não ter voz é uma porta incrível que eu sinto que abri para mim. Isso não me limita. Queria que o país [Estados Unidos] ouvisse minhas palavras e eu consegui. Ainda não consigo acreditar nisso", reflete o jovem artista
"Eu escrevo sempre que me aparece algo em mente. O Trap House está sempre preparado para subirmos ao palco. Eu consigo sentir a energia da multidão", diz. Confira um dos trabalhos da dupla:
A Children's Miracle Network fez um minidocumentário de seis minutos para mostrar a vida do rapaz. Assista também:
LEIA TAMBÉM: Professora cria canal acessível no youtube e conta história infantis em libras*Com informações do E+
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.