Por ser um
carboidrato associado ao ganho de peso, o
macarrão costuma ser um dos grandes inimigos das dietas e um dos primeiros itens a serem cortados por quem deseja emagrecer. No entanto, segundo um estudo feito pelo
Hospital St. Michael, em
Toronto, as acusações sobre essa massa tipicamente italiana estão equivocadas, e, na verdade, o macarrão não tem efeito engordativo.

Foto: Reprodução/Pixabay
O ESTUDO SOBRE O MACARRÃO
O resultado mostrou que, ao contrário do que se imagina, a massa tão comum no prato dos brasileiros pode até mesmo ajudar no emagrecimento. Para chegar a conclusão, o time de pesquisadores monitorou durante 12 semanas o peso corporal, massa muscular, gordura corporal e circunferência abdominal de cada um dos participantes. Cada um comeu, em média, três porções de massa por semana e, além de não ganharem peso, perderam cerca de meio quilo em média.
VEJA MAIS
Vovó descobre que só seriam servidos biscoitos no voo e leva feijoada para comer
Só para maiores: pizza etílica faz sucesso entre consumidores
EXPLICAÇÃO
A justificativa para o fato é de que o macarrão faz parte do time de carboidratos considerados ‘bons’, isto é, que possuem baixo índice glicêmico e saciam por mais tempo. Outros exemplos de alimentos desse tipo são a batata doce, queridinha das dietas, e a lentilha.
Os pesquisadores ressaltaram, no entanto, que o efeito emagrecedor só ocorre se a massa for consumida em quantidades moderadas, sem exageros. Nos testes, por exemplo, foram usadas porções equivalentes à meia xícara de macarrão.
*Com informações do Hypeness