Reprodução/BuzzFeed
A música "Ragatanga (Asereje)" fez muita gente mexer os quadris no começo dos anos 2000. O que muitos não entendem até hoje é o significado do refrão da canção, cantado em uma "língua estranha". É um tal de "Aserehe ra de re, de hebe tu de hebere Seibiunouba mahabi, an de bugui an de buididipi". Até tentei procurar no Google Tradutor - sempre tão esperto - qual a tradução disso, mas o máximo que obtive foi uma outra resposta indecifrável.
Justamente pela estranheza é que muita gente cria diversas teorias para desvendar essa música. Mas um internauta (salvador da pátria?), identificado como Milky Silver Chance parece ter encontrado a resposta desse mistério e divulgou tudo no Twitter. Ele analisou a letra da versão da música em espanhol, gravada pelo girl group "Las Ketchup", da Espanha, que possui basicamente a mesma letra da versão original, brasileira.
"Vou ter um trabalho para explicar Aserejé, porque as pessoas acham que não faz sentido, e tem um monte de sentido", diz. "A letra começa com 'olha quem está virando a esquina é Diego festejando'. Ok, o personagem principal é Diego.
'Com a lua em suas pupilas, e seu traje de água-marinha vão restos de contrabando', ou seja, Diego estava muito drogado.
'E onde não cabe mais uma alma, ele chega se entregando, possuído pelo ritmo Ragatanga', a boate estava cheia. Diego ama música.
'E o DJ que o conhece toca o hino da meia-noite, para Diego a canção mais desejada', Diego é amigo do DJ e vai tocar a sua canção favorita. Ele bailaaaa. Ele gozaaa. Ele canta. Mas Diego canta mal, por que ele estava drogado e qual é a música preferida de Diego?", conclui.
Viralizou
Pelo visto, essas três perguntas ainda vão continuar sendo um mistério, já que o internauta não as respondeu. Também nem precisa, todos os tweets explicativos dele já somaram 66,7 mil curtidas e 39,4 mil retweets. Um verdadeiro sucesso!
Voy a tomarme el trabajo de explicar el Aserejé, porque la gente piensa que no tiene sentido, y tiene un montón de sentido *thread*
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.