Em noite inspirada de Neymar, Sport perde para Santos e acumula 9ª derrota seguida no Brasileirão
O camisa 10 do Peixe jogou com um incômodo no joelho esquerdo, mas balançou a rede e foi o autor de uma assistência no jogo válido pela 36ª rodada
Clique aqui e escute a matéria
O rebaixamento humilhante do Sport ganhou mais um capítulo. Cumprindo tabela, o Leão perdeu por 3x0 para o Santos, nesta sexta-feira (28), na Vila Belmiro. O duelo foi válido pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ao contrário de outros jogos, o clube rubro-negro passou os 90 minutos sem demonstrar nenhuma qualidade e totalmente dominado pelo Peixe.
Mesmo sentindo um grande incômodo no joelho esquerdo, o atacante Neymar comandou a vitória santista. Ele marcou um dos gols e ainda concedeu uma assistência para o gol de João Schmidt. Lucal Kal ainda marcou contra para o Peixe.
O resultado do jogo ainda oficializou o rebaixamento do Juventude para a Série B de 2026. Assim, duas vagas estão indefinidas na degola. Com o triunfo, o Santos saiu, pulou para 15ª colocação e somou 41 pontos.
Assim, colocou o Vitória no Z-4 com 39 pontos na 17ª colocação. O Fortaleza é o 18º lugar e possui dois pontos a menos. Além disso, ainda tem o Internacional na 16ª posição com 41 pontos.
Próximo jogo do Sport
O próximo jogo do Sport acontece na quarta-feira (3). O Leão visita o Bahia, às 20h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. O jogo é o penúltimo do calvário rubro-negro, que apenas cumpre tabela nos últimos cinco jogos da Série A.
1º tempo
Em uma partida na qual a vitória era desesperadamente necessária, o Santos cumpriu o esperado, adotando uma postura ofensiva e intensa contra o Sport. O destaque inicial ficou por conta de Neymar, que se tornou o principal motor das jogadas de ataque santistas.
Aos 14 minutos, o camisa 10 esteve muito perto de abrir o placar, mas seu chute explodiu no rosto do zagueiro Rafael Thyere. Pouco depois, aos 18, o jovem Souza arriscou, obrigando o goleiro Gabriel a se esticar e fazer uma grande defesa, espalmando a bola para longe.
A pressão do Santos se traduziu em gol aos 25 minutos. Com liberdade para avançar, Neymar recebeu um passe de Guilherme e finalizou rasteiro, sem dar chances de defesa ao goleiro rubro-negro, marcando 1 a 0 para o Santos. Este foi o nono gol do atacante em 28 jogos pelo clube nesta temporada.
Neymar seguiu em busca de ampliar. Aos 33, ele arriscou um chute de fora da área, e Gabriel voou para mandar a bola para escanteio. Na jogada seguinte, no entanto, o Santos chegou ao segundo gol com confusão na área: após escanteio, Willian Arão desviou de cabeça na trave. No rebote, Rafael Thyere tentou afastar, mas chutou em cima de Lucas Kal, e a bola, ao bater no volante, acabou entrando: 2 a 0.
2º tempo
Buscando alterar a dinâmica da equipe, o técnico César Lucena promoveu duas substituições no intervalo, colocando Adriel e Hyoran nos lugares de Lucas Kal e Pablo. No entanto, as mudanças não foram suficientes para reverter o domínio do Santos.
A superioridade do time da casa se concretizou com o terceiro gol aos 22 minutos da etapa final. Novamente com a participação decisiva de Neymar, que cobrou o escanteio, o volante João Schmidt subiu e cabeceou para o fundo das redes, fazendo 3 a 0.
O Santos ainda teve a chance de ampliar o placar por meio de um pênalti assinalado após falta de Matheus Alexandre em Barreal. Contudo, a marcação foi desfeita pelo Árbitro de Vídeo (VAR), que identificou um impedimento de Zé Rafael na origem da jogada. Placar final: Santos 3x0 Sport.
Notas do Escrete de Ouro
Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas do Sport no jogo contra o Santos. A avaliação foi feita pelo comentarista Igor Moura.
- Gabriel: 6
- Matheus Alexandre: 1
- Ramon Menezes: 4
- Rafael Thyere: 4
- Luan Candido: 2
- Rivera: 4
- Lucas Kal: 2
- Lucas Lima: 6
- Matheusinho: 3
- Igor Cariús:
- Léo Pereira: 4
- Pablo: 2
Ficha do jogo
Santos
Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão (Zé Rafael), João Schmidt e Barreal (Robinho Jr); Neymar, Guilherme (Rollheiser) e Tiquinho Soares (Lautaro Díaz). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Sport
Gabriel, Matheus Alexandre (Aderlan), Ramon, Rafael Thyere e Luan Candido; Rivera, Lucas Kal (Adriel) e Lucas Lima; Matheusinho (Igor Cariús), Léo Pereira e Pablo (Hyoran) (Romarinho). Técnico: César Lucena.
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP. Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG). Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Thiaggo Americano Labes (SC). VAR: Braulio da Silva Machado (SC).
Gols: Neymar (25' do 1ºT) e Lucas Kal, contra, (35' do 1ºT). João Schmidt (22'/2ºT). Cartões Amarelos: Adriel e Aderlan.