Presidente do Náutico apresenta balanço dos primeiros dias: melhorias nos Aflitos, CT e avanço na RJ
Presidente do Náutico detalhou investimentos em patrimônio, avanços na recuperação judicial e situação da Arena Pernambuco; confira falas
Clique aqui e escute a matéria
O presidente do Náutico, Bruno Becker, apresentou nesta quinta-feira (07) um balanço dos primeiros 125 dias de sua segunda gestão à frente do clube. A entrevista coletiva ocorreu no primeiro andar da sede dos Aflitos, em frente à sala de troféus, e contou também com a presença de integrantes da diretoria e da equipe financeira.
Além de responder perguntas sobre a administração do clube, Becker destacou investimentos realizados em infraestrutura, melhorias no Centro de Treinamento e os avanços relacionados à recuperação judicial do Náutico.
A coletiva contou ainda com a participação do diretor de governança e compliance, Nelson Melo; do diretor de mercado, Eduardo Downey; do diretor financeiro, Leonardo Pifano; e do assessor contábil, Ítalo Mendes.
Investimentos em patrimônio e estrutura
Durante a coletiva, Bruno Becker afirmou que o clube vem direcionando recursos para melhorias estruturais nos Aflitos e no CT.
Segundo o presidente, o Náutico investiu cerca de R$ 800 mil na troca dos refletores do estádio. Ele também informou que o novo placar eletrônico deve ser inaugurado na próxima partida do clube, marcada para o dia 10. O Timbu (8º) enfrenta o América-MG (20º), neste domingo (10), às 16h (de Brasília), nos Aflitos, pela 8ª rodada da Série B.
“O Náutico vem melhorando, investindo no patrimônio. [É] Um Náutico que conseguiu trocar os refletores, um investimento da ordem de R$ 800 mil, placar eletrônico que já vai ser inaugurado também para esse próximo jogo do dia 10. O Náutico está fazendo investimentos na sala de imprensa aqui do estádio, melhorias no salão social do clube”, declarou.
O dirigente também detalhou intervenções em andamento no Centro de Treinamento.
“No CT, nós já estamos em fase de implementação, de instalação de um campo com tamanho oficial, um gramado sintético lá no CT. Um Náutico do presente hoje que continua, mês a mês, adquirindo equipamentos novos para o setor de saúde e performance lá no nosso hotel Concentração, investindo também em equipamentos da área de refeitório e cozinha, reformando os quartos e alojamentos”, afirmou Becker.
Recuperação judicial e Arena Pernambuco
Outro ponto abordado pelo presidente foi a homologação do plano de recuperação judicial do clube, oficializada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
O plano havia sido aprovado pelos credores no fim de 2025 e envolve um passivo estimado em R$ 153 milhões, distribuído entre mais de 700 credores.
Becker classificou a decisão como um avanço importante para a reorganização financeira do Náutico.
“É um Náutico que, como vocês viram no dia de ontem, conseguiu homologar o plano de recuperação judicial, que é um passo importantíssimo nessa caminhada de equalização, de saneamento das dívidas do clube”, disse.
Com a homologação judicial, a prioridade passa a ser a liberação dos créditos relacionados à Arena Pernambuco. O clube aguarda a liberação de aproximadamente R$ 30 milhões, valor referente à rescisão contratual com o estádio e que já está depositado em juízo.
O planejamento apresentado prevê que, após a utilização dos recursos da Arena Pernambuco, o Náutico passará a utilizar parte do fluxo de caixa operacional para o pagamento das dívidas a partir de 2028.
O acordo estabelece repasses anuais de R$ 1,5 milhão caso o clube dispute a Série B e de R$ 3 milhões em caso de participação na Série A. A projeção é de quitação total da dívida em até 12 anos caso o clube permaneça na segunda divisão nacional.
“Isso é o Náutico do presente, o Náutico que vem trabalhando, sentado à mesa junto com os outros 39 clubes das Séries A e B e a CBF, numa discussão da Liga Única do Futebol”, afirmou.