Fifa realiza sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026 e Brasil conhece caminho para o hexa
Pela primeira vez na história, a competição será disputada por 48 equipes. Estados Unidos, México e Canadá serão as sedes da próxima edição
Clique aqui e escute a matéria
O sorteio dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, realizado nesta sexta-feira (5), em Washington, pela Fifa, definiu os caminhos das seleções. A partida de abertura será em 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, revivendo o confronto inicial da Copa de 2010 entre México e África do Sul. A grande final está marcada para 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey, próximo a Nova York.
Com a ampliação para 48 equipes, o torneio permitirá que os oito melhores terceiros colocados avancem para o mata-mata. Existem 495 combinações possíveis para as seleções que progredirem nessa condição. A Fifa ainda definirá os horários e locais exatos das partidas da Copa do Mundo.
Caminho para o Hexa
O Brasil conheceu os primeiros adversários na busca pelo hexacampeonato, que não conquista desde 2022. A seleção pentacampeã tentará a taça nos gramados do Canadá, Estados Unidos e México.
Como cabeça de chave do Grupo C, o Brasil enfrentará na fase de grupos Marrocos, Haiti e Escócia. Os jogos acontecerão nos dias 13, 19 e 24 de junho. A estreia da equipe será no MetLife Stadium, em East Rutherford, ou em Foxborough.
Primeiro mata-mata
Se avançar, o Brasil terá pela frente um time do Grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (que inclui Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia).
Se for líder do Grupo C, enfrenta o segundo colocado do Grupo F, em Houston (EUA). Se for vice-líder do Grupo C, enfrenta o líder do Grupo F, em Monterrey (México). Em ambos os casos, a partida está prevista para 29 de junho.
Oitavas de Final
O adversário pode ser o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor da repescagem intercontinental 2).
Quartas de Final
O possível rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).
Semifinal
Argentina, Canadá e Portugal se destacam como possíveis oponentes, caso o time de Carlo Ancelotti chegue a esta etapa, cruzando com seleções dos Grupos B, J ou K.
Final
Pode enfrentar qualquer seleção do outro lado da chave, onde se encontram, por exemplo, Alemanha, Espanha e França.
Veja os grupos da Copa do Mundo 2026
- Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
- Grupo B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
- Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
- Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
- Grupo F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
- Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
- Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
- Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.