Futebol | Notícia

Lando Norris é o 35º campeão mundial da Fórmula 1 em final eletrizante; Bortoleto é 12º

O piloto britânico acabou com dois pontos a mais que Max Verstappen na classificação geral, além de 13 a mais que o companheiro Oscar Piastri

Por Davi Saboya Publicado em 07/12/2025 às 20:16

Clique aqui e escute a matéria

Em um desfecho emocionante no GP de Abu Dabi, realizado no circuito de Yas Marina, o britânico Lando Norris se consagrou o 35º campeão mundial de Fórmula 1, neste domingo (7). Ao cruzar a linha de chegada na terceira posição, Norris obteve o resultado necessário para terminar no topo da tabela de classificação após as 24 etapas do Mundial. Este triunfo coroa um ano excepcional para a McLaren, que já havia assegurado antecipadamente o bicampeonato de Construtores.

O piloto britânico capitalizou a vantagem conquistada nas provas recentes, incluindo vitórias no México e em São Paulo, e encerrou a temporada com 423 pontos, apenas dois a mais que Max Verstappen (421), o vencedor da prova, e 13 à frente de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri (410), que terminou em segundo.

Os três pilotos disputaram o troféu até a etapa final. Emocionado, Norris celebrou após a corrida: "Eu não chorava havia muito tempo, achei que não fosse chorar, mas chorei. É uma longa jornada, quero agradecer muito a toda a equipe McLaren. Minha mãe, meu pai... são as pessoas que me deram apoio desde o começo."

No início da corrida, Norris largou em segundo lugar, ao lado do pole position Max Verstappen, que buscava o pentacampeonato e estava 12 pontos atrás na classificação. Contudo, o britânico foi ultrapassado logo na primeira volta por Oscar Piastri, o terceiro concorrente ao título.

A estratégia de pit stops movimentou a tabela. Norris fez sua parada e retornou em nono, mas rapidamente recuperou posições, ultrapassando Yuki Tsunoda, escudeiro de Verstappen, na 23ª volta para assumir o terceiro posto que lhe garantia o campeonato.

Piastri chegou a liderar a prova brevemente na 24ª volta, quando Verstappen foi aos boxes. Com o desgaste dos pneus, Piastri viu sua vantagem de mais de 16 segundos cair para menos de 4s em 38 voltas. Na 41ª volta, o australiano perdeu a liderança para Verstappen e, ao fazer seu pit stop, retornou à frente de Norris.

Verstappen abriu uma vantagem de 26 segundos sobre Piastri e caminhou tranquilamente para sua oitava vitória na temporada, a terceira consecutiva. No entanto, o terceiro lugar seguro de Norris foi suficiente para a inédita conquista do Mundial de Pilotos, a primeira da McLaren desde Lewis Hamilton em 2008.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou em sétimo, terminou a corrida na 12ª posição após intensa briga no pelotão intermediário. Ele ocupava o 10º posto, dentro da zona de pontuação, até duas voltas do fim, mas foi superado por Lance Stroll e Nico Hülkenberg, terminando a temporada com 19 pontos, em 19º lugar.

Leia também

Nenhuma notícia disponível no momento.

Compartilhe

Tags