Senac Pernambuco: Excelência na formação profissional e na transformação por meio da educação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) contou com 39 mil alunos em 2023, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Ensino Superior.

O Senac Pernambuco celebra a conquista de mais um reconhecimento significativo: estar entre as marcas mais lembradas no prêmio JC Recall de Marcas 2024, na categoria curso profissionalizante. Esse feito ressalta não apenas a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição, mas também a confiança e a relevância que conquistou junto ao público pernambucano.
“Essa lembrança positiva evidencia a importância do trabalho realizado pelo Senac em sua missão de promover a educação profissional e contribuir para o comércio de bens, serviços e turismo, de forma inovadora e inclusiva, transformando vidas, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Nossa atuação é pautada em valores, como Ética e transparência; diversidade; inovação; sustentabilidade e transformação social”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
O principal diferencial do Senac Pernambuco para alcançar essa conquista está na sua abordagem inclusiva e focada na cidadania e inserção produtiva. Além disso, a instituição oferece formações desenvolvidas com base nas competências exigidas pelo mercado, contando com um corpo técnico preparado e comprometido com a qualidade do ensino.
O Senac adota estratégias consistentes para se adaptar ao novo momento de consumo, investindo em tecnologia e inovação. Nos últimos anos, tem priorizado a digitalização dos processos e o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, além de focar em competências digitais essenciais para a nova economia.
O Senac, presente em todo o Brasil, mantém uma ampla atuação em Pernambuco, com 10 Centros de Educação Profissional, 3 Empresas Pedagógicas, 3 Centros de Educação Profissional Especializados, 1 Faculdade (com unidades em Caruaru e Petrolina) e 13 Unidades Móveis, as quais fornecem atendimento em locais do estado não cobertos por unidades fixas. Em 2023, a rede alcançou 87 municípios.
“Outro destaque é o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que visa oferecer educação profissional gratuita à população de baixa renda. Somente em 2023, foram aplicados R$ 84 milhões no programa. Foram realizadas 11.543 matrículas, com uma Carga Horária Efetiva de 2.643.023 horas”, diz Bernardo Peixoto.
Tecnologia e Sustentabilidade
Em termos de tecnologia, o Senac passa atualmente por um processo de implantação de sistemas de gestão, bem como o uso de inteligência artificial generativa nas suas atividades diárias.
Além disso, a instituição de ensino tem investido em energia solar como fonte renovável de energia em suas unidades, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e promovendo práticas ambientais responsáveis.
Perspectivas e investimentos para o futuro
Olhando para o futuro, o Senac Pernambuco tem um forte compromisso com a inovação tecnológica, com perspectivas de expandir sua oferta de cursos, fortalecer parcerias estratégicas e continuar investindo em sustentabilidade e tecnologias verdes.
“Destaco também a inauguração do Laboratório de Simulação Realística e da Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.dei.a.S.), bem como a próxima inauguração de uma nova unidade em Serra Talhada, evidenciando o contínuo crescimento e aprimoramento da instituição”, completa Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Para o presidente, o reconhecimento no 26° JC Recall de Marcas é um reflexo do compromisso do Senac Pernambuco em oferecer educação de qualidade, inovação e sustentabilidade.
“O Senac consolida sua posição como uma das principais instituições de ensino profissionalizante do estado”, afirma.