8 de Janeiro

Julgamento de Bolsonaro: Veja datas do julgamento no STF do inquérito do golpe

Ministros do Supremo Tribunal Federal vão julgar se recebem denúncia contra suspeitos de participar da tentativa de golpe, entre eles Jair Bolsonaro

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 22/03/2025 às 19:12
Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agendas em Carpina e Vitória de Santo Antão, na tarde desta segunda-feira (24) - JAILTON JR./JC IMAGEM

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira, 25, o Núcleo 1 da trama golpista denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Além deste grupo, do qual faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Corte vai julgar outros quatro núcleos nos próximos meses.

O STF já definiu as datas do julgamento dos núcleos 2 e 3. O relator da ação sobre a tentativa de golpe, ministro Alexandre de Moraes, também liberou para votação a denúncia contra o núcleo 4, mas a data de análise do caso ainda não foi definida pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin. Não há previsão de liberação da denúncia do quinto grupo.

Em todos esses julgamentos, o colegiado vai decidir se aceita a denúncia contra os supostos golpistas e os transforma em réus de uma ação penal. O motivo de existirem cinco núcleos é porque as denúncias foram "fatiadas", em uma estratégia da PGR para dar celeridade ao processo, como mostrou a colunista do Estadão Vera Rosa em dezembro.

Além disso, os acusados foram divididos de acordo com os "núcleos" da suposta organização criminosa que teria orquestrado uma tentativa de golpe de Estado no final de 2022, como a investigação da Polícia Federal (PF).

Relembre os grupos no plano do golpe

A investigação da PF identificou seis tipos diferentes de atuação na trama golpista, e os dividiu em grupos: Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral; Núcleo Responsável por Incitar Militares a Aderirem ao Golpe de Estado; Jurídico; Operacional de Apoio às Ações Golpistas; Inteligência Paralela e Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.

A PGR reorganizou essa divisão, que passou a ser de cinco núcleos, excluindo também oito pessoas que haviam sido indiciadas pela PF, mas que não foram denunciadas.

Conheça os integrantes de cada núcleo e veja as datas de julgamento

Núcleo 1 do inquérito do golpe

Núcleo 2 a ser julgado no STF

Núcleo 3 a ter denúncia avaliada pelo STF

Núcleo 4 de suspeitos do golpe de Estado

Núcleo 5 ainda indefinido

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS