A governadora Raquel Lyra (PSD) enviou ofício à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta segunda-feira (10), solicitando desconsideração da indicação de Walber Santana para a o cargo de Administrador-Geral do Arquipélago de Fernando de Noronha. O governo estadual não informou o motivo da desistência da indicação no documento.
O nome de Santana para a administração de Noronha seria avaliado pela Comissão de Legislação e Justiça da Alepe, em sabatina que estava agendada nesta terça-feira (11).
No documento, a gestão estadual usa o artigo 37, inciso XVI, da Constituição Estadual de Pernambuco, que fala sobre nomeação e exoneração do Administrador-Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, "na primeira hipótese mediante aprovação da Assembléia Legislativa", dentre as atribuições da Governadora do Estado elencadas.
Walber Santana, que atualmente ocupa o cargo de secretário executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, havia sido indicado para o cargo em 28 de janeiro, quando a então administradora Thallyta Figueirôa pediu exoneração. Desde então, a administração do Arquipélago vem sendo gerida de forma interina por Nathalie Mendonça, gerente-geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.