Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), mostrou que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem 56% das intenções de voto para o cargo de governador de Pernambuco em 2026. A governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), ficou na segunda posição, com 28%.
O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado (PL), também foi citado na pesquisa e ficaria na terceira posição, com 5%.
Para o levantamento, a Quaest ouviu 1.104 pessoas entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As entrevistas foram feitas pessoalmente, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Confira os números se as eleições fossem hoje:
- João Campos (PSB) – 56%
- Raquel Lyra (PSDB) – 28%
- Gilson Machado (PL) – 5%
- Indecisos – 3%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 8%
Com o resultado desse levantamento, o prefeito do Recife seria eleito governador no primeiro turno, derrotando a atual governadora. Desde o embate político nas eleições de 2024, com uma disputa direta em Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a disputa entre os dois em 2026 vem sendo dada como certa no meio político, embora João Campos não tenha afirmado que disputará o pleito.
A Genial/Quaest também questionou aos entrevistados se a governadora Raquel Lyra merece ser reeleita. A maioria disse que não.
Veja os números:
- Merece ser reeleita: 44%
- Não merece ser reeleita: 52%
- Não souberam responder: 4%
Aprovação de Raquel
A pesquisa Quaest também trouxe números da aprovação do governo Raquel Lyra (PSDB) pelo eleitorado pernambucano. De acordo com o levantamento, 51% dos eleitores aprovam a gestão da tucana em Pernambuco, com 44% de desaprovação. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
- Aprova: 51% (-3) - comparado a pesquisa anterior
- Desaprova: 44% (+2);
- Não sabe/não respondeu: 5% (-1).
Avaliação do trabalho do governo estadual
- Regular: 37% (+2) - comparado a pesquisa anterior
- Positivo: 32% (-);
- Negativo: 26% (-3);
- Não sabe/não respondeu: 5% (+1).
Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />