Justiça

Justiça Eleitoral declara Pablo Marçal inelegível por 8 anos

Decisão apontou abuso de poder político e econômico por parte de Marçal durante a campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, em 2024

Cadastrado por

Pedro Beija

Publicado em 21/02/2025 às 20:12
Decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo declarou o influenciador Pablo Marçal (PRTB) inelegível por oito anos - Divulgação

*Com informações de Estadão Conteúdo

O influenciador Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, foi condenado pela Justiça Eleitoral de São Paulo, nesta sexta-feira (21), por abuso de poder político e econômico durante a campanha no pleito eleitoral disputado em outubro de 2024. Em sua decisão, o juiz Antônio Maria Patiño Zorz, da primeira Zona Eleitoral, declarou o ex-coach inelegível por oito anos. Marçal pode recorrer da decisão. 

Marçal foi condenado em razão de ação baseada em representações do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), após divulgar vídeo em suas redes sociais onde afirma que venderia seu apoio a candidatos a vereador de "perfil de direita", em troca de doação para a sua campanha. No Instagram ele pediu Pix de R$ 5.000,00 em troca dos vídeos.

"Entendo que o discurso do requerido Pablo Marçal de oferta de gravação de vídeo de apoio para impulsionar campanha eleitoral de candidato a vereador de partido que '(…) não seja de esquerda(...)' em troca de doação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) divulgada em meio de comunicação social ("instagram") do próprio candidato encerra em si mesmo conduta ilícita que ostenta a potencialidade de lesar o bem jurídico protegido (legitimidade das eleições) para fins de manutenção do equilíbrio nas eleições ao divulgar referida publicação", disse o magistrado.

Patiño Zors concluiu, então, que "está configurado abuso de poder midiático pela relevância e aptidão para influenciar e distorcer a formação da vontade política dos eleitores em benefício do candidato ao efetuar publicação em sua página de rede social".

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS