Redução de gastos

Em meio a déficit de R$ 2 bilhões, prefeito de Fortaleza anuncia redução no próprio salário

Evandro Leitão implementa medidas para conter déficit orçamentário e equilibrar as contas de Fortaleza, incluindo reduções no próprio salário

Cadastrado por

Kolaiah Geloof

Publicado em 15/01/2025 às 18:27
Imagem do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que em medida para redução de gastos, reduziu também seu salário. - Junior Pio/AL-CE

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, do Partido dos Trabalhadores, anunciou nesta quarta-feira (15) um corte de 20% no seu salário e também de te todo primeiro escalão Executivo municipal.

O prefeito da capital cearense já tem alertado sobre o déficit orçamentário, com despesas superam a receita. A prefeitura deve pagar 1 bilhão de reais em empréstimo neste ano, segundo Evandro Leitão (PT).

A medida foi aderida em detrimento do rombo de 2 bilhões de reais, levando o prefeito petista a propor um pacote de redução de gastos.

O atual salário bruto dos membros do primeiro escalão é:

Esses valores serão reduzidos em 20%, com intuito de equilibras as contas da cidade cearense, a prefeitura estima que a medida pode gerar a economia de 500 milhões de reais durante o ano.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também determinou a redução de gastos com serviços comissionados, terceirizados e de pessoal contratado por cooperativas, além de suspender contratos e serviços não essenciais ou urgentes.

As dívidas da gestão anterior chegam a 2 bilhões de reais quando somadas, sendo elas na área da saúde, com 500 milhões de reais; Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com 80 milhões de reais; educação, 30 milhões de reais.

Medidas tomadas pelo prefeito

Saiba como assistir aos Videocasts do JC

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS