Sandro Mabel (União) é eleito prefeito de Goiânia no segundo turno; veja números
Na capital de Goiás, os candidatos Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) disputaram o segundo turno neste domingo (27); confira resultado

Em Goiânia, administrador Sandro Mabel (União) venceu o empresário Fred Rodrigues (PL) na disputa do segundo turno. O candidato vencedor teve 55,53% (353.518 votos), contra 44,45% (283.054 votos) do adversário.
Com cerca de 1.509.337 habitantes, a capital de Goiás foi uma das principais cidades brasileiras com disputa no segundo turno.
Primeiro turno
No primeiro turno, Fred Rodrigues obteve 214.253 votos, representando 31,14% dos votos válidos, enquanto Sandro Mabel conquistou 190.278 votos, equivalentes a 27,66%. Como nenhum dos postulantes atingiu a maioria absoluta necessária, a disputa seguiu para o segundo turno.
Confira em tempo real o resultado para prefeito em Goiânia
Conheça Sandro Mabel, prefeito eleito de Goiânia
Sandro Mabel, 65 anos, nasceu em Ribeirão Preto (SP) e é administrador e empresário. Foi deputado federal por quatro legislaturas, entre 1995 e 2015, e atuou como assessor especial do ex-presidente Michel Temer em 2016.
Atualmente, preside a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Ele concorre pela coligação “União por Goiânia”, que inclui União Brasil, MDB, Podemos, Avante, Agir, PRD e Republicanos.
A vice de sua chapa é a Coronel Claudia (Avante). Mabel disputa essas eleições após convite do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Quem é Fred Rodrigues, candidato derrotado
Fred Rodrigues, 39 anos, nasceu em Goiânia (GO). Empresário, iniciou a trajetória política em 2020, ao se candidatar a vereador pelo Democracia Cristã, mas não foi eleito. Em 2022, foi eleito deputado estadual.
No entanto, em dezembro de 2023, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à não prestação de contas da campanha de 2020. Ele concorre pela coligação “Goiânia Acima de Tudo”, composta pelo PL e pelo Partido Novo. O candidato a vice na chapa é Leonardo Rizzo (Novo).
Rodrigues conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Por que Goiânia tem segundo turno?
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum candidato atinge 50% dos votos válidos na primeira votação, é necessário realizar um segundo turno.
Esta regra visa assegurar que o vencedor tenha um respaldo considerável da população, evitando que um candidato seja eleito com apenas uma parcela do total de eleitores.