Eleições 2024

Prefeita ou prefeito eleito em Olinda só poderá festejar a vitória até, no máximo, 23h, recomenda MP Eleitoral

Documento foi enviado para as coligações "A Esperança se Renova" e "Frente Popular de Olinda" e para os candidatos Mirella Almeida e Vinicius Costello

Cadastrado por

JC

Publicado em 27/10/2024 às 13:23 | Atualizado em 27/10/2024 às 13:28
Prefeito eleito de Olinda só poderá fazer festa da vitória até às 23h, segundo MP Eleitoral - Arte/JC

A festa de comemoração da vitória do prefeito ou prefeita de Olinda terá hora para acabar neste domingo (27). É e o Ministério Público Eleitoral em Pernambuco expediu recomendação para que seja evitada a poluição sonora e garantido o sossego público. O documento, assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral Felipe Akel Pereira de Araújo, foi enviado para as coligações “A Esperança se Renova” e “Frente Popular de Olinda” e para os candidatos Mirella Fernanda Bezerra de Almeida e Vinícius Nascimento dos Santos.

Na recomendação, o MP Eleitoral estabelece o encerramento das festividades até, no máximo, as 23h deste domingo, com o desligamento de toda e qualquer aparelhagem eletrônica. Além disso, os festejos devem ser realizados em um local único e fixo, evitando-se o deslocamento da aglomeração em conduta típica de carreata, passeata, e assemelhado. Também devem ser adotadas providências concretas e efetivas para que não haja o fechamento das vias de grande fluxo por veículos, pessoas e estruturas.

JUSTIFICATIVA

O promotor de Justiça Eleitoral destaca que aglomeração de pessoas até tarde da noite tem a capacidade de sobrecarregar o efetivo da Polícia Militar, já muito exigido em razão das eleições. O membro ressalta ainda que cabe ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados pelas normas ambientais e constitucionais e que a medida busca evitar a poluição sonora oriunda de recintos públicos e particulares que afetem o sossego da sociedade.

No primeiro turno das eleições, quando um número maior de prefeitos venceu as eleições, não houve esse tipo de determinação.  

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS