Os eleitores de João Pessoa, na Paraíba, foram às urnas neste domingo (27) para votar no segundo turno na disputa pela prefeitura. Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL) se enfrentaram pelo cargo.
O candidato do PP disputou pela reeleição e venceu o pleito, com 63,91% dos votos - 258.727. Lucena começou a carreira política em 1990 como vice-governador da Paraíba na chapa de Ronaldo Cunha Lima.
Depois, assumiu o governo do estado. Em sua trajetória, também esteve à frente da prefeitura de João Pessoa entre 1996 e 2004, sendo eleito novamente em 2020.
Já Queiroga, do PL, disputou sua primeira eleição para um cargo eletivo e obteve 36,09% dos votos - 146.129. O médico ganhou projeção nacional ao assumir o Ministério da Saúde durante a gestão de Jair Bolsonaro.
Ele tem passagens pela presidência da Sociedade Brasileira de Cardiologia e atuação em outras instituições da área de saúde.
Confira a apuração em João Pessoa:
Primeiro turno
O primeiro turno terminou com Lucena na frente, obtendo 205.122 votos, ou 49,16% do total, enquanto Queiroga, segundo colocado, conquistou 90.840 votos, representando 21,77%.
A diferença foi de mais de 114 mil votos.
Cícero Lucena (PP)
Cícero foi apoiado pela coligação "João Pessoa no Caminho Certo", que inclui o PP, PDT, Avante, Solidariedade, Mobiliza, DC, Agir, PSD, Republicanos e PSB. Seu vice na chapa foi Léo Bezerra.
Marcelo Queiroga (PL)
Na corrida pela prefeitura de João Pessoa, Queiroga contou com o apoio da coligação "Pra Mudar João Pessoa de Verdade", formada pelos partidos PL e Novo. Seu vice foi Sérgio Queiroz (Novo).