Neste domingo (6), os eleitores do município de Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco, foram às urnas votar para escolher prefeito e vereador.
O município está entre os vinte maiores colégios eleitorais do Estado, com 65.465 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Em 2024, os candidatos foram os seguintes:
- Borbinha do Varejão (PDT)
- Eduardo Honório (UNIÃO)
- Fernando Veloso (Agir)
- Quinho Fenelon (Republicanos)
- Walter da ETP (PL)
ELEIÇÕES: Qual a idade mínima para ser prefeito?
Com um total de 81.055 habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 10.662.963,847 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um município de grande importância econômica para o Estado.
Quem é o novo prefeito de Goiana-PE?
Candidato pelo UNIÃO, Eduardo Honório venceu a eleição com 78,16% dos votos válidos.
Vale lembrar que ele está com a candidatura anulada sob júdice, ou seja, os votos recebidos são anulados até decisão judicial definitiva e ficam inválidos até o fim do processo.
Se o julgamento acontecer antes dele assumir e, por ventura, for condenado, o 2º colocado assume. Caso a condenação aconteça após a posse, será realizada uma eleição suplementar.
A Justiça Eleitoral barrou a candidatura de Honório após ter julgado que ele já se reelegeu quando disputou a Prefeitura de Goiana em 2020. O candidato estaria buscando o terceiro mandato consecutivo, o que é vedado.
Quinho Fenelon, do Republicanos, foi o segundo mais votado com 15,20% dos votos válidos.