O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro de candidatura de Victor Assis (PCO) à prefeitura do Recife nas eleições deste ano pela ausência de prestação de contas de eleições anteriores.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (18), após os desembargadores não acatarem o pedido de defesa apresentado pela chapa. O candidato ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O tribunal pernambucano manteve a sentença proferida no dia 30 de agosto pela juíza Maria Valéria Silva Santos de Melo, da 8ª Zona Eleitoral, que havia rejeitado o registro pelo fato de Victor não ter apresentado a prestação de contas dos anos de 2018, 2020 e 2022, quando ele disputou cargos eletivos.
Victor foi candidato a deputado federal nos anos de 2018 e 2022 e a prefeito do Recife, em 2020.
Sem a prestação de contas, o candidato fica impedido de obter a quitação eleitoral exigida para participar do pleito deste ano.
Por ainda ter direito a recurso junto à instância superior, ele ainda pode fazer campanha nesta eleição de 2024 e seu nome segue nas urnas do pleito.
Nesta quarta-feira, Victor Assis participou do primeiro debate dos candidatos à prefeitura do Recife, promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).